Hello Work de Shizuoka: aumento considerável de estrangeiros buscando recolocação

Publicado em 15 de julho de 2020, em Sociedade

Para atender essa demanda o órgão teve que reforçar equipe de trabalho com mais intérpretes.

Neste Artigo:
&nbspHello Work de Shizuoka: aumento considerável de estrangeiros buscando recolocação
Uso de dispositivo de tradução simultânea onde falta intérprete (Shizuoka Shimbun)

Em toda província de Shizuoka é alto o número de trabalhadores que perderam emprego por causa dos problemas enfrentados pelas indústrias em meio à epidemia do novo coronavírus, informou o jornal local, na terça-feira (14). Por isso, o número de candidatos à recolocação aumentou consideravelmente.

Publicidade

Em maio, o número de novos candidatos estrangeiros a uma nova vaga foi de 1.317 nos escritórios da Hello Work da província, o que representa aproximadamente o dobro do mesmo mês do ano passado. 

A situação grave continuou em junho, por isso, a Divisão do Trabalho de Shizuoka está fortalecendo seu sistema de consultas e expandindo a equipe de intérpretes.

Brasileira de Hamamatsu em situação difícil 

A reportagem do Shizuoka Shimbun esteve na Hello Work de Hamamatsu na manhã de 9 deste mês. No segundo andar, local de atendimento aos estrangeiros, antes das 9h, já tinha pelo menos 30 esperando atendimento. 

“Por causa do novo coronavírus fui mandada embora do emprego em março. Desde então estou à procura mas ainda não encontrei”, disse uma mulher brasileira de 60 anos que trabalhava em uma indústria de processamento de vegetais. 

Contou ainda que se desfez da moradia e foi para casa de amigos. “A vida está muito difícil. Quero encontrar emprego logo”, desabafou a brasileira.

Hamamatsu com alta demanda

É perceptível o aumento de candidatos estrangeiros à uma nova vaga especialmente no oeste da província. Em maio o percentual de novos candidatos foi de 37% somente em Hamamatsu, a maior fatia de Shizuoka. Tem como pano de fundo as indústrias de manufatura com empregos não regulares.

Tomohiko Aoyama, gerente da divisão, aponta “a situação não é a mesma da época do Lehman Shock, mas devido às características regionais de muitos estrangeiros que trabalham como empregados não regulares, desde abril muitos tiveram os contratos cancelados por isso esse aumento na procura de novas colocações”.

&nbspHello Work de Shizuoka: aumento considerável de estrangeiros buscando recolocação
Dobro de novos candidatos estrangeiros à recolocação em Shizuoka, comparando o mês de maio de 2019 e 2020 (Shizuoka Shimbun)

Dificuldade no idioma japonês

A divisão teve que aumentar de 4 para 40 intérpretes de língua estrangeira na província para atender essa demanda, bem como aumentar o tempo para o atendimento. Também introduziu dispositivos com tradução multilíngue onde falta intérprete. 

Muitos dos estrangeiros têm dificuldade com o idioma japonês, uma das barreiras para buscar a recolocação e até para o procedimento do seguro desemprego, por isso os órgãos relacionados ao trabalho têm ampliado as consultas e atendimento.

Fonte: Shizuoka Shimbun


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão