Covid-19: número de mortes no Japão é baixo, mas medidas básicas ainda são necessárias

Publicado em 22 de julho de 2020, em Sociedade

Se medidas básicas forem tomadas, como usar máscaras e lavar as mãos frequentemente, não há necessidade de temer de forma excessiva, diz especialista.

Neste Artigo:
&nbspCovid-19: número de mortes no Japão é baixo, mas medidas básicas ainda são necessárias
Lavar as mãos com frequência é uma das medidas básicas contra o coronavírus (banco de imagens PM)

A primeira morte em decorrência da Covid-19 no Japão foi confirmada em fevereiro após o novo coronavírus ter começado a se espalhar na China, mas vários especialistas admitem que nem imaginavam inicialmente que o número de mortes no arquipélago aumentaria.

Publicidade

Ao contrário das opiniões otimistas iniciais, entretanto, o número de mortes aumentou com início do fim de março quando as infecções se espalharam.

Comparação com os EUA e Europa

Ao mesmo tempo, comparado aos Estados Unidos e países na Europa, o número de mortes por Covid-19 tem sido menor no Japão, embora agora o país tenha passado de mil óbitos.

De acordo com o Our World Data publicado por pesquisadores da Universidade de Oxford e outras instituições, o número de mortes por milhão de pessoas desde 19 de julho era de 666.9 no Reino Unido e 432.32 nos Estados Unidos. No Japão, enquanto isso, o número foi de 7.79.

O painel de especialistas do governo japonês sugeriu que medidas contra infecções por cluster (aglomerados) tinham sido eficazes em um relatório divulgado em maio.

O professor da Universidade Médica de Tóquio, Atsuo Hamada, que é conhecedor de doenças infecciosas, aponta diferenças em sistemas médicos em cada país.

“Não há cuidado médico universal nos Estados Unidos e aqueles que não têm seguro hesitam em ver um médico”.

“Além disso, ao contrário da Itália e outros países onde gastos médicos financiados por receitas tributárias foram cortados, o sistema público de seguro de saúde do Japão é apoiado por empresas e usuários de seguros, permitindo recursos financeiros estáveis”.

“Como o sistema médico no Japão é bem suportado, somos capazes de lidar com o crescente número de casos”, disse Hamada.

Comparação com Taiwan e Coreia do Sul

Enquanto isso, o número de mortes do Japão por milhão é maior do que o visto em seus vizinhos como Taiwan (0.29 por milhão) e Coreia do Sul (5.75 por milhão).

O professor Kazuhiro Takeda da Universidade Toho, que também atua como diretor da Associação Japonesa para Doenças Infecciosas, disse que “Taiwan e Coreia do Sul haviam pedido às pessoas que se mantivessem em casa desde os estágios iniciais e isso provavelmente foi eficaz”.

Síndrome de tempestade de citocinas

Sabe-se que aqueles que foram infectados com o novo coronavírus podem desenvolver síndrome de tempestade de citocinas em alguns casos, em que seus sistemas imunológicos que deveriam proteger o corpo de um vírus têm uma reação exagerada.

Takeda aponta que muitos pacientes graves de Covid-19 desenvolvem complicações da tempestade de citocina.

Em tais casos, células imunológicas atacam as normais em órgãos como pulmões, rins e fígado, causando doenças graves. Quando as células das paredes interiores dos vasos sanguíneos são danificadas, isso cria coágulos sanguíneos, causando ataques cardíacos, derrames e falência de órgãos, o que pode levar à morte.

Acredita-se que condições subjacentes, incluindo doenças cardiovasculares e condições como obesidade e fumo, contribuam para o agravamento de casos de Covid-19.

Das cerca de 26 mil pessoas infectadas no Japão, cerca de 20 mil já foram liberadas de hospitais e instalações para recuperação.

“Se medidas básicas forem tomadas, como usar máscaras, lavar as mãos frequentemente e evitar os 3Cs de (confined spaces, crowded places e close-contact – espaços confinados, lugares lotados e contato próximo) não há necessidade de ter medo excessivamente”, disse Takeda.

Fonte: Mainichi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão