Covid-19: Japão vai relaxar regras em relação à realização de grandes eventos

Apesar da avaliação do governo de que a situação da infecção no país tem estado sob controle, há preocupações renovadas sobre um ressurgimento do vírus.

O famoso estádio Tokyo Dome (banco de imagens/PM)

O Japão vai relaxar suas regras induzidas por causa do coronavírus sobre a realização de grandes eventos a partir de sexta-feira (10) como planejado, aumentando para 5 mil o número máximo de pessoas permitidas em um local coberto, disse o ministério na segunda-feira (6).

Publicidade

Um painel reformulado de especialistas do governo aprovou o plano para dar um passo adicional do modo de emergência, na premissa de que medidas de prevenção contra o vírus sejam tomadas, disse o Ministro da Revitalização Econômica Yasutoshi Nishimura, que é responsável pela resposta do governo ao coronavírus.

Com início na sexta-feira, o número de pessoas permitidas para se reunirem em locais cobertos para eventos esportivos ou concertos musicais aumentará dos atuais 1.000 para um máximo de 5.000. Os locais devem estar a 50% da capacidade.

Jogos profissionais de beisebol e de futebol do Japão vêm sendo realizados sem espectadores, mas ambas as ligas planejam iniciá-los em linha com a medida do governo a partir de sexta-feira.

Como o Japão emergiu plenamente de um estado de emergência declarado por causa do coronavírus em maio, o governo vem buscando rebalançar a economia e prevenir infecções. Atividades sociais e econômicas vêm sendo retomadas gradualmente.

O painel de especialistas, se encontrando pela primeira vez, enfatizou a necessidade de compartilhar informações em tempo real sobre pessoas infectadas em todo o país e melhorar os testes do vírus.

Tóquio vem lutando para reduzir um recente aumento em novos casos de coronavírus com a contagem diária passando de 100 pelo 5º dia consecutivo na segunda-feira. Até agora, a capital japonesa de cerca de 14 milhões de pessoas reportou cerca de 6.800 casos, o maior entre as 47 províncias do país.

Apesar da avaliação do governo de que a situação da infecção no país tem estado sob controle, Tóquio está sendo atingida por preocupações renovadas sobre um ressurgimento do vírus.

O painel de 18 membros inclui especialistas em medicina, política de saúde pública e economia, assim como um governador.

O novo painel avaliará principalmente a situação das infecções, discutirá como permitir que mais atividades econômicas sejam retomadas e aumentará os testes do vírus.

Fonte: Kyodo News and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

3 cuidados essenciais na hora de ir para o abrigo, sob chuva torrencial

Publicado em 7 de julho de 2020, em Prevenção

O aguaceiro tem provocado desastres e também vítimas fatais em Kyushu. Em muitas províncias foram emitidos alertas para evacuação.

Imagem: NHK

Se reside em área inundada ou prestes a inundar e as autoridades locais emitiram ordem de evacuação há cuidados essenciais para o deslocamento. É preciso tomar o máximo de cuidado para preservação da vida. 

Publicidade

1 – Vias públicas inundadas

No caso de ter que se deslocar de casa para o abrigo mais próximo, a pé, e a rua ou avenida já estiver inundada é preciso redobrar os cuidados. A recomendação é sempre sair com mais uma pessoa, no mínimo. Deve pegar uma vara ou o guarda-chuva para ir conferindo o estado da pista, pois muitas vezes não é possível enxergar onde pisa. Para não levar um tombo ou pisar em um bueiro, caminhe conferindo.

Imagem: NHK

Se o deslocamento é de carro há risco do motor do carro parar caso a profundidade da inundação chegue a 30 centímetros. Se a profundidade aumentar ainda mais o risco é maior pois não conseguirá abrir a porta. E o pior, pode ser levado pela correnteza. Antes que isso aconteça, pare o carro e desça.

Imagem: NHK

2 – Perigo do deslizamento 

Se reside próximo a alguma encosta ou declive, cuidado na hora de ir para o abrigo. Com a inundação e com o solo instável poderá ocorrer deslizamento. Por isso, se sentir que está em risco busque um prédio robusto na vizinhança e procure ficar no lado oposto da encosta. 

3 – Sem escolha, em casa 

Imagem: NHK

Se perceber que está sem escolha, busque um local mais alto na casa, como no segundo piso, por exemplo. Se estiver em um prédio, use as escadarias e procure se abrigar em um local mais alto, sempre do lado oposto da encosta e do rio.

Procure ficar atento às orientações das autoridades locais e das condições à sua volta para se abrigar. 

Para evitar o contágio do novo coronavírus, lembre-se de usar e levar máscara para o abrigo. 

Para saber mais sobre a linguagem dos alertas toque aqui para conferir.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!