Vendas de veículos kei têm queda acentuada no Japão

Publicado em 3 de junho de 2020, em Sociedade

O mercado de automóveis do Japão quase foi reduzido à metade devido à epidemia de coronavírus, a qual afetou a demanda e restringiu negócios.

Neste Artigo:
&nbspVendas de veículos kei têm queda acentuada no Japão
(Imagem ilustrativa/PM)

As vendas de veículos leves (kei jidosha) novos registraram a queda mais acentuada em maio, enquanto o mercado de automóveis do Japão quase foi reduzido à metade devido à epidemia de coronavírus, a qual afetou a demanda e restringiu negócios em concessionárias, mostraram dados da indústria na segunda-feira (1º).

Publicidade

As vendas de veículos leves caíram 52,7% em maio ante 2019, a maior queda ano a ano desde 1968 quando dados comparativos se tornaram disponíveis, enquanto as vendas gerais de veículos no Japão diminuíram 44,9% para 218.285 unidades, marcando o 8º mês consecutivo de declínio.

As vendas de kei novos totalizaram 70.307 unidades no mês, informou a Associação de Veículos Leves do Japão.

Excluindo os veículos leves, as vendas de carros, caminhões e ônibus caíram 40,2% ante o ano anterior para 147.978 unidades, o segundo menor volume para maio desde 1968, disse a Associação de Comerciantes de Automóveis do Japão em um relatório separado.

As vendas de veículos diminuíram ainda mais após o primeiro-ministro Shinzo Abe ter declarado estado de emergência em abril, com pedidos para as pessoas ficarem em casa e para que negócios fechassem temporariamente ou reduzissem os horários de funcionamento.

O estado de emergência foi suspenso integralmente em estágios até o fim de maio, visto que o ritmo de infecções por coronavírus desacelerou, mas a atividade econômica geral ainda precisa retornar ao normal.

As vendas de veículos já estavam fracas desde outubro, quando o imposto sobre consumo (shohizei) subiu de 8 para 10 por cento.

Fonte: Japan Times


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão