Novo supercomputador do Japão é o mais rápido do mundo

Essa é a primeira vez em 9 anos que um supercomputador japonês conquistou a primeira posição.

O Fugaku tem uma velocidade de processamento até 100 vezes mais rápida do que seu predecessor (NHK)

O mais recente supercomputador desenvolvido pelo instituto estatal de pesquisa Riken é o mais rápido do mundo para velocidade de computação, de acordo com um ranking realizado duas vezes ao ano anunciado na segunda-feira (22) pelo projeto TOP500 dos EUA e Europa.

Publicidade

Essa é a primeira vez em 9 anos que um supercomputador japonês conquistou a primeira posição.

O supercomputador, chamado Fugaku (富岳) em homenagem ao Monte Fuji, também ficou em primeiro lugar em 3 outras categorias que mediram a performance em métodos computacionais para uso industrial, aplicações de inteligência artificial e análise de grande volume de dados.

Essa é a primeira vez que um supercomputador ficou em primeiro lugar nos rankings nas 4 categorias, de acordo com a Riken.

O supercomputador japonês, que foi desenvolvido juntamente com a Fujitsu Ltd na instalação de Kobe, forma uma base fundamental para simulações potentes usadas em pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias industrial e militar.

“Conseguimos nos destacar em todas as especificações fundamentais para supercomputadores, e demonstrar que ele é o maior atuante do mundo. Esperamos que isso ajude a resolver problemas sociais difíceis como a luta contra o novo coronavírus”, disse Satoshi Matusoka, diretor do centro de ciência computacional do instituto.

Shinichi Kato, presidente da Fujitsu IT Products Ltd, também manifestou sua satisfação, dizendo: “Me sinto extremamente feliz e honrado em estar envolvido na criação do Fugaku, que foi classificado o número 1 do mundo”.

A Fujitsu IT Products, uma unidade integral da Fujitsu, foi responsável pela produção do supercomputador.

O Fugaku foi escolhido como o número 1 do mundo em junho após executar mais de 415 quadrilhões de cálculos por segundo, cerca de 2,8 vezes mais rápido do que o sistema Summit desenvolvido pelo Oak Ridge National Laboratory dos EUA, que ficou em primeiro no último ranking em novembro de 2019.

Um outro computador desenvolvido pelos EUA ficou em 3º lugar, enquanto a China manteve a 4ª e a 5ª posições.

O Fugaku foi transportado ao Centro para Ciência Computacional do instituto em Kobe no mês de maio, o mesmo local que abrigou seu predecessor, o supercomputador K que foi desativado no verão passado.

Atualmente sendo operado em caráter experimental para pesquisa sobre medicamentos potenciais para combater o novo coronavírus, o Fugaku deve estar em operação integral no ano fiscal de 2021.

K, que foi o primeiro supercomputador do mundo a executar mais 10 quadrilhões de cálculos por segundo, ficou em 1º lugar em junho de 2011 e manteve a posição por 1 ano.

Desde então, os EUA dominaram o ranking junto com a China. Os custos exorbitantes necessários para desenvolver supercomputadores significam que o Japão pode somente bancar um a cada poucos anos, ao contrário dos EUA e China.

Fonte: Kyodo News and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota aumenta produção nos fins de semana

Publicado em 23 de junho de 2020, em Economia

A gigantesca montadora japonesa anunciou seu plano de produção para o mês de julho. Hino e Daihatsu também vão aumentar produção.

Linha de produção da Toyota (Daily Automotive News)

As montadoras japonesas Toyota, Hino e Daihatsu informaram na segunda-feira (22) seus planos de operação das plantas dentro do país para o mês de julho. 

Publicidade

A Toyota teve uma queda de produção de até 40% mas conseguiu recuperar, chegando a 10% da redução em relação ao planejamento inicial para este ano. Por isso, para quase todas as 15 plantas não estabelecerá folga na produção para o mês de julho nos dias úteis. A planta que produz o RAV4, com vendas em alta, terá produção inclusive nos finais de semana.

É muito provável que a recuperação deverá continuar no mês de agosto. 

As linhas que produzem RAV4 e Harrier na linha 2 da planta de Takaoka, em Toyota (Aichi) e nas 301 e 302 em Obu (Aichi) e a planta de Tahara (Aichi) que produz Lexus são as que os funcionários trabalharão nos fins de semana.

Em contrapartida no plano de produção de julho as plantas de Susono (Shizuoka), Kakamigahara (Gifu) e Hamura (Tóquio) terão produções interrompidas.

A outra montadora, Hino, interromperá a produção por somente 2 dias nas plantas de Hamura e Furukawa (Ibaraki), a qual produz Profia. 

A Daihatsu irá interromper a produção do Thor na planta da matriz, em Ikeda (Osaka), apenas nos dias 10 e 17. Nessa mesma planta são produzidos os veículos da Toyota, o Roomy e Tank.

Fontes: Daily Automotive News e Car View

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!