Especialistas calculam risco de ressurgimento do vírus se controle de fronteira for relaxado

Se por dia apenas 10 viajantes infectados com o coronavírus entrarem no Japão, uma epidemia de grande escala poderia ocorrer 3 meses depois.

Chegadas internacionais no Aeroporto de Kansai em Osaka (PM)

Uma equipe de especialistas prevê que se apenas 10 viajantes infectados com o novo coronavírus entrarem no Japão por dia, uma epidemia de grande escala poderia ocorrer 3 meses depois.

Publicidade

A pesquisa é realizada no momento em que o governo japonês visa relaxar seus controles de fronteiras que foram reforçados.

Hiroshi Nishiura, professor de epidemiologia teórica na Universidade de Hokkaido que liderou o grupo de pesquisa, está pedindo ao governo que prepare cuidadosamente suas mudanças de diretrizes, levando o modelo da equipe em consideração, para prevenir a ocorrência de uma outra epidemia.

Isso significaria limitar o número de pessoas que pode entrar no país baseado em vários fatores de risco.

“Se muitas pessoas infectadas vierem ao Japão, as medidas, como o isolamento e testes PCR (reação em cadeia da polimerase), se tornam ineficazes”, disse Nishiura. “É necessário controlar a fronteira baseado em análise quantitativa’.

O Japão proibiu a entrada de pessoas de 111 países e regiões. O ministério da saúde conduz testes PCR em japoneses que retornam dessas áreas. Mesmo se testarem negativo, eles são solicitados a ficarem em casa ou em outra acomodação por duas semanas. Viajantes de outras áreas também precisam se autoisolar pelo mesmo período.

Especialistas na área da saúde apontaram que a causa principal da epidemia no Japão a partir de março foi portadores do coronavírus que entraram no país a partir de países ocidentais.

A equipe usou um modelo matemático para calcular a probabilidade de quantos portadores do vírus entrando no país por dia levariam a uma outra grande epidemia.

Os cálculos assumem que todas as pessoas que entram no país realizarão testes PCR e se autoisolarão mesmo se testarem negativo.

A simulação também calcula que alguns viajantes espalharão o vírus no Japão após entrarem no país porque o teste não é perfeitamente preciso e algumas pessoas não seguirão as regras de isolamento.

Os resultados da equipe mostraram, com uma probabilidade de 99%, que se somente 10 pessoas infectadas entrarem no país por dia, um surto de grande escala exigindo que o país declare um outro estado de emergência ocorrerá 90 dias depois.

Se somente duas pessoas infectadas entrarem por dia, a probabilidade de uma segunda onda cai para 58%. Se somente uma pessoa infectada entrar, a probabilidade é de 35%.

Nishiura, membro da força-tarefa de cluster do ministério, disse que ele anunciou esses dados em sua capacidade como especialista.

Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Zoológico de Ueno em Tóquio reabre as portas para o público

Publicado em 23 de junho de 2020, em Sociedade

O famoso zoológico em Tóquio reabriu suas portas para o público nesta terça-feira (23). Saiba mais.

Uma das entradas do Zoo de Ueno. Foto de janeiro de 2019 (PM)

O Zoológico de Ueno em Tóquio foi reaberto para o público em geral nesta terça-feira (23) após um fechamento de cerca de 4 meses devido à crise do coronavírus, mas somente por reserva para reduzir o risco de infecção.

Publicidade

Os visitantes terão que fazer o registro com antecedência, visto que o zoológico limita sua capacidade para evitar ambientes fechados, lotados e de contato próximo, os quais aumentam os riscos de contrair Covid-19.

O zoológico no distrito de Taito também pede aos visitantes que usem máscara e mantenham distanciamento social como medidas para prevenir infecções.

Pandas gigantes, inlcuindo o Xiang Xiang, que fizeram 3 anos em 12 de junho, podem ser vistos, mas não é permitido fotografá-los.

O zoológico está aberto para somente 4 mil pessoas por dia das 10h às 16h.

Fonte: Nippon, Jiji

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!