Especialistas calculam risco de ressurgimento do vírus se controle de fronteira for relaxado

Publicado em 23 de junho de 2020, em Sociedade

Se por dia apenas 10 viajantes infectados com o coronavírus entrarem no Japão, uma epidemia de grande escala poderia ocorrer 3 meses depois.

Neste Artigo:
&nbspEspecialistas calculam risco de ressurgimento do vírus se controle de fronteira for relaxado
Chegadas internacionais no Aeroporto de Kansai em Osaka (PM)

Uma equipe de especialistas prevê que se apenas 10 viajantes infectados com o novo coronavírus entrarem no Japão por dia, uma epidemia de grande escala poderia ocorrer 3 meses depois.

Publicidade

A pesquisa é realizada no momento em que o governo japonês visa relaxar seus controles de fronteiras que foram reforçados.

Hiroshi Nishiura, professor de epidemiologia teórica na Universidade de Hokkaido que liderou o grupo de pesquisa, está pedindo ao governo que prepare cuidadosamente suas mudanças de diretrizes, levando o modelo da equipe em consideração, para prevenir a ocorrência de uma outra epidemia.

Isso significaria limitar o número de pessoas que pode entrar no país baseado em vários fatores de risco.

“Se muitas pessoas infectadas vierem ao Japão, as medidas, como o isolamento e testes PCR (reação em cadeia da polimerase), se tornam ineficazes”, disse Nishiura. “É necessário controlar a fronteira baseado em análise quantitativa’.

O Japão proibiu a entrada de pessoas de 111 países e regiões. O ministério da saúde conduz testes PCR em japoneses que retornam dessas áreas. Mesmo se testarem negativo, eles são solicitados a ficarem em casa ou em outra acomodação por duas semanas. Viajantes de outras áreas também precisam se autoisolar pelo mesmo período.

Especialistas na área da saúde apontaram que a causa principal da epidemia no Japão a partir de março foi portadores do coronavírus que entraram no país a partir de países ocidentais.

A equipe usou um modelo matemático para calcular a probabilidade de quantos portadores do vírus entrando no país por dia levariam a uma outra grande epidemia.

Os cálculos assumem que todas as pessoas que entram no país realizarão testes PCR e se autoisolarão mesmo se testarem negativo.

A simulação também calcula que alguns viajantes espalharão o vírus no Japão após entrarem no país porque o teste não é perfeitamente preciso e algumas pessoas não seguirão as regras de isolamento.

Os resultados da equipe mostraram, com uma probabilidade de 99%, que se somente 10 pessoas infectadas entrarem no país por dia, um surto de grande escala exigindo que o país declare um outro estado de emergência ocorrerá 90 dias depois.

Se somente duas pessoas infectadas entrarem por dia, a probabilidade de uma segunda onda cai para 58%. Se somente uma pessoa infectada entrar, a probabilidade é de 35%.

Nishiura, membro da força-tarefa de cluster do ministério, disse que ele anunciou esses dados em sua capacidade como especialista.

Fonte: Asahi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão