‘Culpa é de quem se infecta’ pensa parte dos japoneses

Publicado em 30 de junho de 2020, em Sociedade

Uma parte dos japoneses pensa que se a pessoa testou positivo para o novo coronavírus foi ela quem vacilou, bem diferente nos outros países.

Neste Artigo:
 ‘Culpa é de quem se infecta’ pensa parte dos japoneses
Imagem ilustrativa de quem aponta o dedo para outro (Tumisu por Pixabay)

A professora Asako Miura e sua equipe de psicólogos, da Universidade de Osaka, informaram na segunda-feira (29) o resultado de uma pesquisa mostrando que parte do povo japonês pensa que se a pessoa testou positivo para o novo coronavírus é porque foi o culpado por isso.

Publicidade

Em março e abril, sua equipe realizou uma pesquisa pela internet, entrevistando de 400 a 500 pessoas, em 5 países. Foram Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Itália e China.

Uma das perguntas foi “você pensa que a pessoa que se infecta foi como uma punição, porque mereceu?”.

Os entrevistados podiam escolher respostas em 6 níveis, desde não penso de jeito nenhum a concordo plenamente.

Como resultado para resposta sim, foi de 1% nos Estados Unidos, 1,5% no Reino Unido, 2,5% na Itália escolheram uma das três respostas: acho que sim, um tanto quanto sim e absolutamente sim. Na China foi de 4,8% enquanto no Japão o índice de respostas positivas foi de 11,5%, portanto, o mais alto.

Por outro lado, 60 a 70% dos entrevistados de outros países responderam acho que não, mas no Japão 29,5%, portanto, bem mais baixo que nos demais países.

Tendência a culpar quem é vítima

A professora coordenadora da pesquisa disse “no Japão, há uma forte tendência a culpar as pessoas que são vítimas, não somente em relação ao novo coronavírus, como em outras situações”.

Ela destacou que no caso da mulheres atacadas aleatoriamente, em geral as pessoas costumam julgá-las dizendo “quem sai andando tarde da noite é que é culpada”. A professora Miura aponta que “existe a possibilidade de que essa consciência leve à ideia de que a infecção é considerada responsabilidade do indivíduo”.

Fonte: Yomiuri


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão