Aumento histórico de trabalhadores com estresse, incluindo assédio do poder, no Japão

Publicado em 29 de junho de 2020, em Sociedade

Excesso de trabalho e assédio do poder vem causando estresse com consequente depressão e outros problemas de saúde. O aumento foi histórico.

Neste Artigo:
&nbspAumento histórico de trabalhadores com estresse, incluindo assédio do poder, no Japão
Assalariado japonês (NHK)

De acordo com informações do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar verificou-se um número histórico de trabalhadores com estresse agravado para problema psicológico por causa de excesso de trabalho e assédio do poder. 

Publicidade

O número de trabalhadores que requisitou compensação pelo seguro trabalhista chegou a 2.060 em 2019, por depressão e outros problemas de saúde mental.

Essa coleta de dados começou em 1983 e observou-se aumento por 7 anos consecutivos, sendo que em 2019 foram 240 trabalhadores a mais do que no ano anterior.

Houve reconhecimento como rosai (労災) ou acidente de trabalho 509 casos, sendo 44 a mais que no ano anterior. Entre eles destacam-se 88 pessoas que tentaram ou cometeram suicídio por excesso de trabalho, chamado de karojisatsu (過労自殺), 12 a mais que em 2019.

Por outro lado, foram 936 pedidos para reconhecimento como acidente de trabalho por terem tido doenças como hemorragia cerebral e infarto do miocárdio, com aumento de 59 em relação ao ano anterior, pelo quinto ano consecutivo.

Houve também aumento de karoshi (過労死) ou morte em consequência do excesso do trabalho, de 86 trabalhadores, 4 a mais que o ano anterior. O reconhecimento de excesso de trabalho, no geral, foi para 216 pessoas.

O ministério informou que houve aumento no número de trabalhadores que apresentaram doenças mentais na faixa dos 20 a 40 anos, especialmente nos setores hospitalar e de bem-estar. 

Fontes: Yomiuri e NHK


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão