Aumento do monitoramento na Nankai Trough onde ocorre deslizamento lento

O limite da fossa submarina chamada de Nankai Trough está sendo observado pela Agência de Meteorologia do Japão, a qual divulgou relatório.

Imagem ilustrativa da possível área do Terremoto Nankai Trough (NHK)

O fenômeno do deslizamento lento do limite da fossa marítima foi apontado como relacionado ao temido Terremoto de Nankai Trough.

Publicidade

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão vem monitorando esse movimento na região Tokai e informou que estenderá para Kinki e Shikoku a partir de quinta-feira (25).

O observado deslizamento lento é um fenômeno no qual a fronteira entre a placa do lado da terra e a fossa marítima se move lentamente sem causar tremor como um abalo sísmico normal, mas foi apontada relevância para desencadear um terremoto de grande escala ou o chamado Nankai Trough.

O AIST-Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada, um instituto de pesquisa sediado em Tóquio, instalou extensômetros em mais 12 locais, de Aichi a Kochi, e a partir das 11h de quinta-feira os dados em tempo real, 24 horas, estão sendo enviados para a AMJ para monitoramento. Na região Tokai já havia 27 extensômetros.

Dados dos extensômetros de Tokai a Kyushu para monitoramento da AMJ (JNN)

Ao serem observadas alterações incomuns na fossa marítima a AMJ irá emitir boletim intitulado Informação Extraordinária do Nankai Trough, por isso o monitoramento está sendo fortalecido para agilizar o fornecimento de notícia. 

“O Terremoto Nankai Trough poderá ocorrer sem nenhuma informação prévia, repentinamente, por isso estejam conscientes de que a ocorrência poderá ser a qualquer tempo”, alertou a AMJ.

Vale lembrar que a possibilidade de ocorrência do temido Terremoto Nankai Trough é de 70% a 80% a qualquer momento em 30 anos, sendo que a magnitude estimada é de 8 a 9, portanto muito forte. Se ocorrer, toda a costa de Tokai a Kyushu será severamente danificada. O número estimado de mortes é de pelo menos 320 mil pessoas. 

Fontes: NHK e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota faz recall de 260 mil veículos pelo risco de pegar fogo

Publicado em 25 de junho de 2020, em Economia

A montadora japonesa Toyota informou recall de mais de 260 mil unidades, de 6 modelos, pelos riscos de parar ou pegar fogo.

Alguns dos carros alvo do recall (NHK)

A Toyota Motor informou na quarta-feira (24) sobre o recall de 265.512 unidades de 6 modelos de veículos com risco de parar de rodar ou de pegar fogo.

Publicidade

O programa do controle do sistema híbrido não está adequado para detectar uma anormalidade. Portanto, se uma peça for danificada durante uma aceleração súbita, uma luz de aviso poderá acender e o veículo poderá parar de funcionar.

Além disso, há um problema com a configuração do circuito do dispositivo elétrico e, caso ocorra um curto-circuito, a placa poderá ser queimada e isso poderá gerar um incêndio.

Dois defeitos foram confirmados, um deles na cidade de Okazaki (Aichi), em setembro de 2016, quando ocorreu um incêndio em um Crown Majesta parado.

Os veículos alvo do recall são:

  • Prius, com data de fabricação em 2014 a 2015
  • Prius α: de 2014 a 2020
  • Auris: 2016 a 2018

Além desses ainda tem o Crown e o Mebius.

A montadora pede aos clientes que levem o carro adquirido em uma das concessionárias para reparo gratuito.

Para ver detalhadamente sobre o recall (em japonês) toque aqui.

Fonte: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!