Três milhões de empregos poderiam ser perdidos no Japão devido ao coronavírus

No cenário de pior caso em que a contenção do vírus global é alcançada no fim deste ano, o Japão poderia ver uma queda de 4,5% no número de trabalhadores em relação a 2019.

Camareira arrumando quarto. Setor de hotéis já sofre com a crise do coronavírus (ilustrativa/PM)

Até 3,01 milhões de empregos no Japão poderiam ser perdidos devido à pandemia do novo coronavírus no ano até o próximo mês de março, um impacto mais sério do que a crise financeira global de 2008-2009, disse um instituto de pesquisa na quarta-feira (20).

Publicidade

No cenário de pior caso em que a contenção do vírus global é alcançada no fim deste ano, o Japão poderia ver uma queda de 4,5% no número de trabalhadores em relação a 2019, de acordo com o Instituto da Região de Chubu para Pesquisa Social e Econômica sediado em Nagoia (Aichi).

No ano fiscal de 2009, a crise financeira causada pelo colapso da Lehman Brotehrs Holdings Inc. levou cerca de 950 mil pessoas a perderem seus empregos no Japão, resultando em um declínio de 1,5% no número de trabalhadores, de acordo com o instituto.

O instituto fez a mais recente projeção também baseado no pressuposto de que o número de visitantes estrangeiros no Japão, que sustentou o consumo nos setores varejista, turístico e de restaurantes, não se recuperaria dentro do ano fiscal de 2020 até o próximo mês de março.

Por setor, o instituto estimou que varejistas e atacadistas veriam perdas de 845 mil empregos, a indústria de fabricação 614 mil, e acomodação e restaurantes 589 mil.

“Na época do colapso da Lehman Brothers, foi principalmente o setor de fabricação que foi mais afetado, mas desta vez todos serão”, disse Ryoichi Namba, economista no instituto.

A taxa de desemprego do Japão subiu para uma alta de um ano de 2,5% em março, sinalizando o impacto negativo da pandemia global na força de trabalho, com analistas e oficiais do governo esperando que a situação fique mais severa nos próximos meses.

A disponibilidade de trabalho também se deteriorou de 1.45 em fevereiro para 1.39 em março, atingindo seu nível mais baixo em 3 anos e meio, de acordo com dados do governo divulgados em abril. A proporção significa que havia 139 vagas de emprego para cada 100 candidatos.

Fonte: Kyodo News and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sem conseguirem voltar para país de origem 2 estrangeiros presos por furto

Publicado em 21 de maio de 2020, em Crime

Flagrados pelo furto de alimentos no supermercado os dois disseram que não conseguiram voltar por causa da pandemia e ficaram sem dinheiro.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!