Lutador de sumô morre por complicações da Covid-19

Um lutador de sumô morreu no hospital por complicações causadas pela Covid-19. Foi o primeiro caso de óbito de atleta profissional.

À esq. o lutador de sumô Shobushi, em 15 de maio de 2019 (arquivo da Nikkan Sports)

A Associação Japonesa de Sumô informou na quarta-feira (13) sobre a morte do lutador de sumô, do Estábulo Takadagawa, pela doença desenvolvida pela Covid-19.

Publicidade

O lutador Shobushi, com nome de nascimento Kiyotaka Suetake, natural de Yamanashi, 28 anos, faleceu na UTI de um hospital da região metropolitana, por volta de meia-noite e meia dessa data. 

Seu óbito foi devido à falência de múltiplos órgãos por causa de uma pneumonia. Ele estava internado desde 8 do mês passado, com sintomas da infecção pelo novo coronavírus, desde o dia 4.

Mas essa confirmação foi dada só depois da internação. A associação contou para a imprensa que desde essa data apresentava quadro com febre de 38 graus, mas só foi possível interná-lo chamando a ambulância com o agravamento do seu estado. O estábulo tentou contato com o Centro de Saúde desde o dia 4 e não conseguiu. Consultou um hospital das imediações, um outro mas não conseguia interná-lo, por isso foi levado de ambulância.

Segundo a associação seu quadro piorou e em 19 de abril foi transferido para a UTI.

É o primeiro óbito de um atleta profissional japonês, provocado pela infecção do novo coronavírus e também de pessoa nessa faixa etária dos 20. 

Fontes: NHK, Yomiuri e Nikkan Sports

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

7 atitudes para evitar hipertermia neste período de coronavírus

Publicado em 13 de maio de 2020, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

É preciso redobrar os cuidados com a hipertermia e desidratação na época do período de coronavírus, seja usando máscara ou passando mais tempo dentro de casa.

Tomando água e com máscara, duas situações neste período (Pexels)

Com o calor um dos cuidados com o corpo é o risco de hipertermia e pode ser silenciosa. Um dos motivos de não senti-la é por estar dentro de casa nesse período de isolamento social. Assim, há grande risco de desidratação. 

Publicidade

Outro fator que colabora negativamente é o uso da máscara. Com ela no rosto é mais fácil para o corpo reter o calor. E o agravante é que com o aumento da umidade na máscara a pessoa sente dificuldade em sentir sede.

Por que se prevenir

No ano passado, sem isolamento social, foram socorridas mais de 70 mil pessoas no período entre maio a setembro, com hipertermia.

Mas este ano os hospitais estão passando por um momento delicado. “As instituições médicas estão sob pressão por causa do novo coronavírus. Se mais pacientes com insolação ou hipertermia chegarem, elas entrarão em colapso. Portanto, é preciso evitar firmemente a hipertermia fazendo autoprevenção“, explicou o médico Hideki Taniguchi.

Além disso, é preciso pensar que as pessoas correm risco de contágio se forem encaminhadas para um hospital. 

7 formas fáceis para se prevenir 

Pesos para exercício físico e copo de água (PxFuel e Piqsels)

O médico explica como se prevenir de modo a passar bem nesse período de cuidados para evitar o contágio e passar de forma saudável, zelando o corpo com alimentação nutritiva, exercícios físicos e sono. 

Veja os 7 pontos a cuidar.

  1. Se alimentar bem: fazer as 3 refeições do dia, bem nutritivas
  2. Hidratação: importantíssima neste período, nem é preciso tomar grande quantidade de água de uma vez só. Basta tomar pouco mais da metade de um copo a cada hora, pelo menos
  3. Solução para reidratação oral: esse tipo de bebida é vendida nas farmácias e supermercados (経口補水液, lê-se keikohosuieki). Sem exagero, pode tomar uma garrafinha quando se sentir levemente desidratado
  4. Sono de qualidade: dormir bem, de forma que acorde descansado. Ter uma rotina para dormir e acordar todos os dias no mesmo horário
  5. Ar-condicionado: procurar ficar em local refrescante
  6. Transpiração: esse processo é importante para o corpo. Mesmo no isolamento social é preciso movimentar o corpo e suar. Isso pode ser feito dentro de casa com exercícios físicos leves ou caminhada evitando locais com muita gente. É preciso criar esse hábito, o de fazer o corpo transpirar
  7. Ventilação: ambiente bem ventilado é importante. Se está usando ar-condicionado verifique com o fabricante como pode usar bem o modo de ventilação. Mas, o ideal é criar um caminho para o vento passar pela casa, abrindo uma porta e a janela do lado oposto ou duas janelas. Cuidar também para não deixar o ambiente com muita umidade 

Com a gestão desses 7 cuidados passará bem os dias de calor mesmo no período de disseminação do coronavírus.

Exemplos das bebidas para reidratação oral (Rakuten)

Fonte: Nagoya TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!