Aumento de pedidos do seikatsu hogo em Tóquio e outras províncias

Está sendo observado aumento dos pedidos de seikatsu hogo, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Poderá ultrapassar o período de crise de 2008.

Exemplo de formulário de solicitação do programa de assistência da cidade de Yokkaichi (prefeitura)

Nesse período de isolamento social e com empresas fechadas temporariamente por causa da disseminação do novo coronavírus, aumentou o desemprego no Japão. 

Publicidade

A emissora estatal NHK realizou uma pesquisa nos 23 bairros de Tóquio e levantou que houve um aumento de pedidos de assistência social nos guichês do seikatsu hogo. 

O total de pedidos foi superior a 2 mil o que significa aumento de 30% em relação ao mesmo mês de abril do ano passado.  

Segundo levantamento da NHK em março foram 1.858 e em abril 2.058 solicitações. O aumento ocorreu depois da declaração do estado de emergência, pois estabelecimentos comerciais como cafés, bares e restaurantes foram obrigados a fechar temporariamente as portas. Muitos dos funcionários arubaitos ficaram sem rendimentos e também sem local para dormir, pois os internet cafés também foram alvo de fechamento. 

Há uma tendência de aumento nos próximos meses também. Não só em Tóquio como nas demais províncias do país. 

Crise do coronavírus pode ser pior do que de 2008

Um levantamento realizado pelo jornal Nishi Nippon na região Kyushu verificou que na província de Saga o aumento chegou a 60% em relação ao mesmo mês de abril do ano passado. 

Em Miyazaki o aumento foi de 45%, em Nagasaki de 24% e de 19% em Fukuoka e Kagoshima. 

O jornal levantou os dados de 2008, logo após a crise desencadeada pela falência dos Lehman Brothers em setembro. Nesse mês eram 28.427 beneficiários somente na cidade de Fukuoka (província homônima). Em setembro do ano seguinte, em 2009, o número subiu para 32.582 e em 2010, mais um ano depois somavam 38.077. 

Um funcionário da prefeitura disse “a crise econômica desta vez afetou uma gama maior de indústrias do que no Lehman Shock. O número de beneficiários pode aumentar ainda mais a partir deste momento”. 

Fontes: NHK e Nishi Nippon

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ator japonês teve alta depois de quase 1 mês internado por causa da Covid-19

Publicado em 14 de maio de 2020, em Sociedade

Juinichi Ishida vem sofrendo queda de popularidade com broncas por parte do público pedindo cancelamento dos comerciais e das aparições na tevê.

Imagem de arquivo do ator Ishida (ANN)

Juinichi Ishida, 66 anos, japonês, ator e personalidade, teve alta hospitalar na terça-feira (12) e no dia seguinte apresentou um pedido de desculpas no seu blog. 

Publicidade

Ele foi internado em 14 de abril com suspeita de pneumonia e logo em seguida o resultado do exame indicou estar infectado pelo novo coronavírus. O tratamento da doença provocada pela Covid-19 foi longo, quase um mês. 

No blog se desculpou profundamente pelos transtornos causados em Okinawa, tanto para seus funcionários do restaurante que é dono, quanto para o hotel onde se hospedou como para o clube de golfe.

Ele esteve nessas ilhas no período de 10 e 13 do mês passado, e só no seu retorno a Tóquio testou positivo. Esclareceu que não foi infectado em Okinawa. 

Público não quer vê-lo nas telas

Para a emissora FNN explicou que mesmo depois da alta hospitalar está em quarentena na sua residência. O quarto e o banheiro são de uso exclusivo, mede a temperatura diariamente e continua atento até que seja descartada reinfecção, como já ocorreu com outras pessoas. 

Contou que está profundamente arrependido de ter ido a Okinawa e de ter causado tanto desconforto. Também revelou que refletiu muito pois sofreu repreensões por parte do público, pedindo para que os comerciais gravados fossem cancelados e que as emissoras de tevê o retirassem dos programas. 

Fontes: FNN, ANN e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!