Salário dos trabalhadores estrangeiros: em média 80 mil ienes inferior ao dos japoneses

Publicado em 1 de abril de 2020, em Sociedade

Essa diferença salarial foi constatada em pesquisa realizada pelo governo, no ano de 2019, mostrando que os trabalhadores estrangeiros ganham bem menos.

Neste Artigo:
&nbspSalário dos trabalhadores estrangeiros: em média 80 mil ienes inferior ao dos japoneses
Trabalhadores estrangeiros (arquivo da NHK)

Na terça-feira (31) o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar informou o resultado de uma pesquisa salarial. Constatou-se que o vencimento dos trabalhadores estrangeiros é em média de 223.100 ienes por mês, o que mostra ser 80 mil ienes abaixo da média nacional. 

Publicidade

O ministério analisa que o tempo de trabalho mais curto e idade média mais jovem impactam no rendimento deles.

Essa pesquisa é realizada anualmente em junho para verificar os salários das empresas com mais de 10 funcionários. Após a mudança da lei em abril do ano anterior, para aceitação de mais mão de obra estrangeira, pela primeira vez passou-se a verificar sobre os vencimentos desse público. 

Como resultado, o salário médio mensal dos estrangeiros que trabalham em período integral foi de 223.100 ienes, excluindo o pagamento de horas extras. A média para todo o país foi de 307.700 ienes, mostrando uma diferença negativa de 84.600 ienes.

O tempo médio de serviço dos trabalhadores estrangeiros pesquisados ​​foi de 3,1 anos, significativamente abaixo da média geral de 12,4 anos. A idade média encontrada foi de quase 10 anos mais jovem que a geral. 

Por outro lado, considerando os salários em todo o país por gênero, o das mulheres é de 74,3% em relação ao do sexo oposto. A diferença salarial entre homens e mulheres se mostrou menor desde 1979, quando se iniciou a comparação.

A partir de quarta-feira (1.º) entra em vigor a equivalência salarial nas grandes empresas, a qual proíbe diferenças salariais entre funcionários regulares e não regulares (arubaito, part time, haken e outros).

Fontes: NHK e Nikkei 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!