Renovação da carta de motorista pode ser prorrogada

Se sua carta de motorista tem data de vencimento entre março a junho, não se preocupe em correr para renová-la. Veja as datas e o prazo.

Licença para dirigir (PM)

Segundo informação atualizada na terça-feira (14) da NPA-Agência de Polícia do Japão, em resposta à disseminação do novo coronavírus, foram tomadas medidas de prorrogação para renovação da carta de motorista em todos os centros de exame de carteira de motorista e delegacias de polícia do país.

Publicidade

Caso não possa ou não puder se submeter ao procedimento normal para renovar a carteira de habilitação para dirigir devido à infecção pelo novo coronavírus ou pelo seu risco, veja como proceder.

Para quem já está com prazo vencido

Se está com a carta de habilitação vencida desde a data a partir de 13 de março as provas de conhecimento e técnica serão isentas, podendo renová-la normalmente.

Além disso o valor da tarifa para a renovação foi reduzido, por isso, fale com o responsável do atendimento antes de efetuar o pagamento.

Para quem está com prazo apertado

Se o prazo de vencimento é até 31 de julho deste ano, pode solicitar a prorrogação da licença por 3 meses, tanto em uma delegacia de polícia mais próxima ou no centro de carteira de habilitação. 

Caso já tenha solicitado prorrogação mas ainda estiver dentro do prazo ou até 31 de julho poderá pedir que estenda isso.

De qualquer forma, quando for renová-la será preciso passar pela aula de segurança e pelos exames de aptidão normais. 

Tóquio com centros fechados

Os centros de exame da carteira de motorista de Tóquio estarão com essa atividade interrompida por causa da disseminação do novo coronavírus, a partir de quarta-feira (15), incluindo a aula para o motorista idoso. 

Outros centros poderão fazer o mesmo, por isso, antes de ir até o local convém telefonar. 

Fontes: NPA, Response e Kyoto Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Singapura impõe uso obrigatório de máscara

Publicado em 15 de abril de 2020, em Ásia

Aqueles que se arriscarem a sair sem máscara estarão sujeitos a uma multa de 300 dólares.

Em Singapura, quem se arriscar a sair sem máscara será multado (ilustrativa/PM)

É obrigatório, com efeito imediato, que todos usem máscara quando saírem de casa, como parte de medidas mais rigorosas em Singapura para reduzir a propagação do coronavírus.

Publicidade

Aqueles que arriscarem estarão sujeitos a uma multa de 300 dólares.

Há exceções para aqueles que se engajam em exercícios físicos intensos e crianças com menos de 2 anos, visto que especialistas recomendam a eles que não usem máscaras, disse Lawrence Wong do Ministério Nacional de Desenvolvimento em uma coletiva de imprensa na terça-feira (14).

As pessoas podem tirar suas máscaras quando fizerem exercícios como corrida ou jogging, mas devem colocá-las novamente após isso, disse ele.

Sobre o uso obrigatório de máscaras, Wong enfatizou que a nova exigência não significa que as saídas são encorajadas.

“Você deve evitar sair o tanto quanto possível, mas na rara ocasião que você precisa ir para fazer compras, é somente nessa hora que você deve usar máscara”, disse ele.

Ele citou que muitos vêm cumprindo as medidas mais rigorosas na semana desde o início do chamado “circuit breaker” para reduzir a propagação do vírus, e centros como parques e mercados úmidos* estão agora sob controle.

“Temos que dobrar nossos esforços e ficar em casa”, disse ele.

Wong disse que a exigência de usar máscaras em público pode se estender até além do período do circuit breaker, o qual se encerra em 4 de maio.

O Ministério da Saúde disse em uma declaração na terça-feira que as regras sobre uso de máscara se aplicam a todas as formas de transporte, assim como idas a mercados.

Todos os trabalhadores essenciais também devem usá-las, sejam funcionários de linha de frente ou os que trabalham em área administrativa, disse o ministério.

Ele citou que especialistas médicos alertaram que alguns grupos podem ter dificuldades de usar máscaras, incluindo crianças com necessidade especiais e as mais jovens.

“Exerceremos flexibilidade na aplicação para esses grupos”, disse o ministério.

A população de Singapura fez esforços significantes para ficar em casa ao longo da última semana, e o uso de transporte público e o volume de tráfego caíram em mais de 70 por cento, disse o ministério.

Entretanto, ele enfatizou que ainda há casos se espalhando dentro da comunidade, incluindo em locais de trabalho.

*Mercado úmido: é um termo amplamente usado em partes da Ásia para descrever mercados que vendem carne, peixe e produtos perecíveis.
Fonte: Straits Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!