Redução significativa de multidão nas ruas, especialmente nos grandes centros

Mas, nas cidades do interior as pessoas continuam saindo em índice bem aquém da meta de isolamento e distanciamento social do governo.

Shibuya no sábado à tarde, com pouquíssimas pessoas nas ruas (NHK)

Os dados mostram a movimentação da população no primeiro final de semana após a expansão da declaração de emergência, através dos smartphones dos usuários. 

Publicidade

No sábado (18) houve uma queda significativa de pessoas nas ruas, especialmente nas áreas metropolitanas, chegando ao índice desejado pelo governo, de 70 a 80% de redução de contato. 

Mas os índices mostram que nas cidades do interior as pessoas ainda continuam saindo em meio aos aumentos de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 

A NTT DoCoMo compilou os dados a cada 500 metros quadrados, protegendo a privacidade do usuário do smartphone.

Os índices mostrados foram os das 15h de sábado, tendo como referência de outros sábados de janeiro e fevereiro deste ano. 

Veja as quedas expressas em percentuais.

  • 84% em Umeda, cidade de Osaka
  • 80% em Shinjuku, Tóquio
  • 78% nas proximidades da estação de Yokohama
  • 73% nas proximidades da estação de Nagoia
  • 72% em Tenjin, cidade de Fukuoka
  • 70% na estação da cidade de Quioto
  • 61% na estação de Sendai
  • 56% na estação de Sapporo
  • 34% na estação de Hiroshima
  • 25% na estação de Matsuyama

Embora com máscaras, sem distanciamento na galeria de Osu, no domingo (Tokai TV)

O governo vem pedindo à população que se abstenha de sair sem necessidade e também evitar a aproximação com outras pessoas, deixando de ir a locais com aglomerações. 

Se nas imediações das estações de trem o movimento nas principais capitais caiu, em Nagoia, na galeria comercial de Osu, parece que as pessoas que não puderam ir às compras nas lojas de departamento acabaram indo para lá. 

A galeria estava movimentada, na contramão do pedido de isolamento e distanciamento social no mundo.

#FiqueEmCasa ou #StayHome

Fontes: NHK e Tokai TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Iniciativa inédita no país: Fukui enviará cupom para compra de máscaras

Publicado em 20 de abril de 2020, em Sociedade

A decisão do governo da província de Fukui é inédita e favorecerá os residentes locais que poderão adquirir caixas de máscaras a preço bem mais em conta.

Máscara (imagem ilustrativa: Flickr)

O governo da província de Fukui anunciou uma medida inédita no sábado (18). Trata-se de um cupom para que as famílias possam adquirir caixas de máscaras em meio à escassez nesta época de risco de infecção pelo novo coronavírus. 

Publicidade

As 289 mil famílias começarão a receber a partir de 23 deste mês um cartão-postal (hagaki) de cor rosa, como um cupom para aquisição de 1 e até no máximo 2 caixas contendo 50 unidades de máscaras.

O sistema é bem simples. Basta apresentar esse cupom em uma das 64 filiais da rede de farmácias Genky na província. Cada caixa custará 2.350 ienes, já com imposto e deverá estar disponível a partir de 24.

Essa iniciativa só foi possível através de uma parceria entre a Fuji Corporation, com matriz em Sabae, e a rede de farmácias. Como o governo conseguiu separar 300 mil caixas, se todas as famílias adquirirem 2 irá faltar para quem precisa. Por isso, analisa se conseguirá obter mais. 

O governo informou que uma caixa nas lojas da web custa em torno de 3 a 5 mil ienes. Mas, com a negociação da parceria a rede Genky colaborou não acrescentando lucro, por isso o preço é acessível. A revenda pela família está proibida. 

Tanto o governo como a Genky pedem especial atenção para evitar a aglomeração e o contato próximo quando começarem as vendas, com pedido para evitar ir buscar a caixa em horários de pico.

Fonte: Fukui Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!