Queda súbita na produção gera demissões de estrangeiros em Nagano

O jornal de Nagano, Shinmai, realizou uma pesquisa entre as empreiteiras locais e constatou-se que muitas demitiram trabalhadores estrangeiros.

Imagem ilustrativa de operador de máquina (Piqsels)

O Shinmai, jornal local da província de Nagano, publicou no domingo (26) o resultado de uma pesquisa conduzida por ela sobre o impacto da disseminação do novo coronavírus entre 20 empreiteiras da região de Kamiina.

Publicidade

Das 20 empreiteiras 8 informaram que deram aviso prévio, conforme a lei, para 81 trabalhadores estrangeiros, entre eles brasileiros, chineses, filipinos, tailandeses, peruanos e outros. 

Entre as empresas há algumas que solicitaram subsídios para ajuste do emprego e à licença, além da sua própria dificuldade, devido à súbita queda de produção.

Uma delas que aloca mão de obra estrangeira em uma indústria de peças teve que demitir 12 por causa da paralisação da marca para onde fornecem a produção. Outra demitiu 42 trabalhadores por causa do atraso na exportação das peças para EUA e Europa.

Uma outra empreiteira informou que após o feriado de Golden Week há possibilidade de corte de 6 trabalhadores haken, porém poderá aumentar ainda mais.

Outras 6 informaram que não há previsão de demissões e 6 não deram resposta. 

O representante do escritório da Hello Work de Ina disse para a reportagem que ainda não tomou conhecimento dessas demissões e quer ouvir os trabalhadores. 

Lúcia Miki Koike, 50, de Ina, que dá suporte aos estrangeiros na região de Kamiina disse para o jornal que o impacto do novo coronavírus poderá ser maior do que a crise de 2008. 

“O governo precisa orientar os estrangeiros com idioma japonês facilitado”, apontou, porque nesses 12 anos aumentou o número de nacionalidades diferentes.

“Nesse período de emergência está em teste se os direitos humanos das minorias serão respeitados”, disse ela. 

Fonte: Shinmai

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estrangeiro que voltou do Brasil testa positivo em Aichi

Publicado em 27 de abril de 2020, em Sociedade

Um homem estrangeiro que retornou do Brasil testou positivo e deverá ser internado na segunda-feira.

Novo coronavírus (Health Mil.)

Nas províncias de Gifu e Mie não houve constatação de nenhum novo caso de infecção no domingo (26), enquanto em Aichi foi apenas um, de Ama.

Publicidade

Em Aichi foi testado positivo um homem estrangeiro, assalariado, na faixa dos 30 anos, que voltou do Brasil, desembarcando no sábado (25) no Aeroporto Internacional de Narita. Lá passou pelo teste PCR e voltou com seu carro para a cidade de Toyohashi.

No dia seguinte recebeu o resultado que testou positivo para o novo coronavírus. O estrangeiro esteve no Brasil por 2 meses, desde fevereiro.

Ele é assintomático e relatou que não teve contato próximo com ninguém, mas deverá ser internado na segunda-feira (27).

Fontes: Chunichi e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!