Queda súbita na produção gera demissões de estrangeiros em Nagano

Publicado em 27 de abril de 2020, em Sociedade

O jornal de Nagano, Shinmai, realizou uma pesquisa entre as empreiteiras locais e constatou-se que muitas demitiram trabalhadores estrangeiros.

Neste Artigo:
&nbspQueda súbita na produção gera demissões de estrangeiros em Nagano
Imagem ilustrativa de operador de máquina (Piqsels)

O Shinmai, jornal local da província de Nagano, publicou no domingo (26) o resultado de uma pesquisa conduzida por ela sobre o impacto da disseminação do novo coronavírus entre 20 empreiteiras da região de Kamiina.

Publicidade

Das 20 empreiteiras 8 informaram que deram aviso prévio, conforme a lei, para 81 trabalhadores estrangeiros, entre eles brasileiros, chineses, filipinos, tailandeses, peruanos e outros. 

Entre as empresas há algumas que solicitaram subsídios para ajuste do emprego e à licença, além da sua própria dificuldade, devido à súbita queda de produção.

Uma delas que aloca mão de obra estrangeira em uma indústria de peças teve que demitir 12 por causa da paralisação da marca para onde fornecem a produção. Outra demitiu 42 trabalhadores por causa do atraso na exportação das peças para EUA e Europa.

Uma outra empreiteira informou que após o feriado de Golden Week há possibilidade de corte de 6 trabalhadores haken, porém poderá aumentar ainda mais.

Outras 6 informaram que não há previsão de demissões e 6 não deram resposta. 

O representante do escritório da Hello Work de Ina disse para a reportagem que ainda não tomou conhecimento dessas demissões e quer ouvir os trabalhadores. 

Lúcia Miki Koike, 50, de Ina, que dá suporte aos estrangeiros na região de Kamiina disse para o jornal que o impacto do novo coronavírus poderá ser maior do que a crise de 2008. 

“O governo precisa orientar os estrangeiros com idioma japonês facilitado”, apontou, porque nesses 12 anos aumentou o número de nacionalidades diferentes.

“Nesse período de emergência está em teste se os direitos humanos das minorias serão respeitados”, disse ela. 

Fonte: Shinmai


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão