Para onde vão milhares de ‘refugiados’ nos internet cafés

Depois do decreto de declaração de emergência nas 7 províncias começou o drama dos sem-teto que encontram nos internet cafés o abrigo.

Quarto de hotel simples em Osaka para acomodar os sem-teto da nova era (Sankei)

Não há dados precisos sobre a população de sem-teto que busca diariamente um dos internet cafés dos grandes centros para dormir, chamados de “refugiados” na sociedade nipônica.

Publicidade

Desde que foi decretada a situação de emergência pelo Primeiro-Ministro, para conter a disseminação do novo coronavírus, tanto na capital quanto em 6 províncias, os refugiados tiveram que começar a desocupar os cafés com mangá e internet.

Esses locais oferecem bar com bebidas não alcoólicas quentes e geladas, além de refeições leves e chuveiro. Por isso, são convenientes e de baixo custo para quem precisa se abrigar.

4 mil em Tóquio

Os dados de 2 anos atrás indicam que somente na capital japonesa são pelo menos 4 mil refugiados nesses locais.

Em Tóquio a governadora pediu aos donos das instalações de lazer que fechassem suas casas a partir de 10 deste mês a 6 de maio. Um homem de 56 anos, trabalhador da construção civil disse para o Huffington Post “sem esse lugar, é o fim”. Ele usa esse estabelecimento em Kabuki-cho, Shinjuku, há 15 anos.

Mas o governo de Tóquio providenciou hotéis gratuitos com total de cerca de 5 mil camas para eles. Informou que se precisar de mais aumentará a verba para conseguir pousada temporária tanto para eles como para os sem-teto que vivem nas ruas.

Providências de Saitama e Osaka

Em Saitama o pedido para fechamento está vigorando desde segunda-feira (13), atingindo 73 desses estabelecimentos. Cerca de 300 sem-teto foram direcionados para o ginásio esportivo da capital homônima da província. Lá podem ficar por 2 semanas. 

Em Osaka não é diferente. A partir de terça-feira (14) os refugiados precisam deixar os internet cafés onde pagam em média 2,5 mil ienes para ficarem 9 horas por noite. O governador conseguiu cerca de 400 camas para acomodá-los em 5 hotéis que atenderam ao seu pedido, com pernoites mais baratos.

Fontes: Chuo Nippo, JNN, Asahi, Sankei e Huffington Post

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: pacientes abaixo dos 40 também ficam em estado grave e morrem

Publicado em 14 de abril de 2020, em Sociedade

Dados divulgados pelo governo mostram os quadros graves da doença causada pelo novo coronavírus e também das mortes, por faixa etária.

Imagem: NHK via Instituto Nacional de Pesquisa das Doenças Infecciosas e Alergia dos EUA

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão informou na segunda-feira (13) o número de mortes e de pacientes em estado grave, de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, por faixa etária. 

Publicidade

Embora a grande maioria dos pacientes em estado grave e mortes seja na faixa etária acima dos 60, chegando a quase 80%, há também de pessoas adultas jovens.

Até domingo (12) foram analisados os 237 casos de gravidade. Desses, 102 pacientes perderam a vida em consequência de enfermidade causada pela Covid-19. E 135 são pessoas em tratamento intensivo.

Os números mostram que a ideia de que o novo coronavírus infecta a população com idade mais avançada é errônea.

Sabe-se que a faixa etária entre 20 a 50 está mais suscetível por ser economicamente ativa e, portanto, fica mais tempo em locais onde correm o risco de contágio. No Japão, como em outros países, pessoas com idade na faixa dos 10 e abaixo também foram alvo da infecção.

Embora o número de casos letais seja pequeno, menos de 2%, é preciso tomar cuidado.

Evitar locais com aglomeração e mal ventilados, bem como usar máscara, lavar bem as mãos com sabonete e procurar manter o distanciamento social são muito importantes. Nas províncias onde se pede isolamento social, se não precisar sair com urgência, convém seguir a recomendação.

Veja o quadro com os dados até domingo.

Fontes: Mainichi, Nikkei e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!