Não ao corte do trabalho dos estrangeiros: manifestação de 1.º de maio

Publicado em 30 de abril de 2020, em Sociedade

Por causa da disseminação do coronavírus a manifestação do Dia do Trabalhador será virtual, organizada pela federação dos sindicatos.

Neste Artigo:
&nbspNão ao corte do trabalho dos estrangeiros: manifestação de 1.º de maio
Pôster do 1.º de maio virtual (Tozen)

Os cortes ou suspensões dos contratos dos trabalhadores estrangeiros no Japão continuam, segundo a federação dos sindicatos Zenkoku Ippan Tokyo General Union ou Tozen Union.

Publicidade

A Tozen instalou uma linha chamada de Corona Hot Line para atender os trabalhadores, desde o final de fevereiro. Segundo ela já recebeu mais de 2 mil consultas sobre demissões ou não renovação do contrato de trabalho em consequência do coronavírus. 

Os problemas mais comuns são ordem para ficar em casa, mas não está recebendo salário, o contrato vence no final do mês, entretanto não sabe se será renovado, sem trabalho e sem poupança não consegue viver, entre outros.

A crise desencadeada pela pandemia foi chamada pela Tozen de コロナ切り, lê-se coronagiri, ou corte do corona, na tradução livre.

1.º de maio virtual 

Como a aglomeração aumenta o risco de contágio a manifestação para o Dia do Trabalho em 1.º de maio será feita em ambiente online, usando o app Zoom, com transmissão pelo canal YouTube, a partir das 14 horas.

Terá convidados especiais nesse encontro virtual para discutir problemas relacionados aos trabalhadores em geral, incluindo os estrangeiros. Quer compartilhar com os de outros países as dores causadas a milhares de trabalhadores em todo o mundo.

No Japão são 1,66 milhão de trabalhadores estrangeiros, de diversos países, com dados de outubro do ano passado. Estima-se que 29% tenham sido afetados pelas paralisações nas empresas e indústrias por causa do coronavírus.

Essa transmissão tem o objetivo de dizer para os participantes que não estão sós neste momento.

O número da Corona Hot Line é 050-5532-4405, das 12h às 20h. O canal do YouTube é https://www.youtube.com/user/GeneralUnionNews.

Fontes: Tozen e Nishi Nippon


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão