Governo poderá ampliar declaração de emergência para todo Japão

Mesmo depois de ter declarado somente em 7 províncias, o número de casos não parou de aumentar, visto que as pessoas ainda continuam se movendo.

Novo coronavírus (governo EUA)

Na noite de quinta-feira (16) o governo deverá decretar estado de emergência nas demais províncias do Japão, além da 7 já em prática desde 7 deste mês.

Publicidade

Mesmo em situação de emergência os especialistas levantaram que as pessoas continuam se movendo, saindo das províncias para visitarem outras, transportando o novo coronavírus.

Graficamente, isso foi observado claramente nos 3 dias consecutivos de feriado de março. Com a aproximação do feriadão chamado de Golden Week, em maio, há que se tomar uma medida preventiva para não aumentar ainda mais o quadro da infecção. Até as 17h o total de casos no país chegou a 8.857.

Observou-se que depois de 7 deste mês houve um aumento de 2,3 vezes nas 7 províncias alvo do decreto. Nas demais o crescimento foi de 220 por cento, o que mostra a gravidade do quadro da infecção, como em Quioto, Hokkaido, Aichi e outras.

Se não houver uma redução de até 80%, como indicaram especialistas da área de infectologia, a população japonesa será seriamente afetada, com cerca de 420 mil mortes, alertaram.

Especialistas em reunião extraordinária no final da tarde de quinta-feira (NHK)

No entanto, mesmo em meio à declaração de estado de emergência o isolamento e o distanciamento social ainda não chegam a 60 ou 70%, segundo dados analisados com o movimento dos smartphones nos grandes centros. Com a expansão da declaração os respectivos governadores poderão reforçar pedidos de home office para as empresas, na medida do possível.

O Comitê Consultivo composto por especialistas sobre o novo coronavírus se reuniu extraordinariamente por volta das 17h de sexta-feira, em resposta ao pensamento do Primeiro-Ministro Shinzo Abe sobre expansão das áreas para declaração de situação de emergências. Os ministros das pastas de Reabilitação Econômica e da Saúde, Trabalho e Bem-Estar também participam.

Depois de receber um relatório do Comitê Consultivo, Abe fará um relatório preliminar à Dieta pelo ministro Nishimura. E é muito provável que se decida sobre essa expansão ainda na noite de quinta-feira, com declaração aberta a todos os veículos da imprensa. Por isso, fique atento à próxima notícia sobre o assunto.

Fontes: NHK e transmissão ao vivo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japonês na lista da Interpol pelo assassinato da namorada no Laos

Publicado em 16 de abril de 2020, em Crime

Os dois teriam ido da Tailândia para Laos, onde ele desapareceu e o corpo da mulher norueguesa foi encontrado na floresta.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!