Governo poderá ampliar declaração de emergência para todo Japão

Publicado em 16 de abril de 2020, em Sociedade

Mesmo depois de ter declarado somente em 7 províncias, o número de casos não parou de aumentar, visto que as pessoas ainda continuam se movendo.

Neste Artigo:
&nbspGoverno poderá ampliar declaração de emergência para todo Japão
Novo coronavírus (governo EUA)

Na noite de quinta-feira (16) o governo deverá decretar estado de emergência nas demais províncias do Japão, além da 7 já em prática desde 7 deste mês.

Publicidade

Mesmo em situação de emergência os especialistas levantaram que as pessoas continuam se movendo, saindo das províncias para visitarem outras, transportando o novo coronavírus.

Graficamente, isso foi observado claramente nos 3 dias consecutivos de feriado de março. Com a aproximação do feriadão chamado de Golden Week, em maio, há que se tomar uma medida preventiva para não aumentar ainda mais o quadro da infecção. Até as 17h o total de casos no país chegou a 8.857.

Observou-se que depois de 7 deste mês houve um aumento de 2,3 vezes nas 7 províncias alvo do decreto. Nas demais o crescimento foi de 220 por cento, o que mostra a gravidade do quadro da infecção, como em Quioto, Hokkaido, Aichi e outras.

Se não houver uma redução de até 80%, como indicaram especialistas da área de infectologia, a população japonesa será seriamente afetada, com cerca de 420 mil mortes, alertaram.

&nbspGoverno poderá ampliar declaração de emergência para todo Japão
Especialistas em reunião extraordinária no final da tarde de quinta-feira (NHK)

No entanto, mesmo em meio à declaração de estado de emergência o isolamento e o distanciamento social ainda não chegam a 60 ou 70%, segundo dados analisados com o movimento dos smartphones nos grandes centros. Com a expansão da declaração os respectivos governadores poderão reforçar pedidos de home office para as empresas, na medida do possível.

O Comitê Consultivo composto por especialistas sobre o novo coronavírus se reuniu extraordinariamente por volta das 17h de sexta-feira, em resposta ao pensamento do Primeiro-Ministro Shinzo Abe sobre expansão das áreas para declaração de situação de emergências. Os ministros das pastas de Reabilitação Econômica e da Saúde, Trabalho e Bem-Estar também participam.

Depois de receber um relatório do Comitê Consultivo, Abe fará um relatório preliminar à Dieta pelo ministro Nishimura. E é muito provável que se decida sobre essa expansão ainda na noite de quinta-feira, com declaração aberta a todos os veículos da imprensa. Por isso, fique atento à próxima notícia sobre o assunto.

Fontes: NHK e transmissão ao vivo


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão