Governadores discutem medidas para evitar movimento das pessoas

Cada um dos governadores expôs suas ações diante da declaração de emergência, mas também alguns pediram mais apoio do país.

Reunião online (NHK)

Em resposta à expansão das áreas alvo da declaração de estado de emergência, com base na Lei de Medidas Especiais contra o novo coronavírus, os governadores das províncias se reuniram na sexta-feira (17) em conferência online.

Publicidade

Nem todos os 47 puderam participar, mas cerca de 30 discutiram as ações implementadas para reduzir a movimentação das pessoas. O de Osaka expôs que embora tenha conseguido fechar temporariamente as casas de pachinko, os usuários atravessavam fronteiras indo a Nara e Wakayama. Por isso, pediu aos colegas o mesmo para evitar que vão a locais com aglomeração como esse comércio de jogo.

Pediu também apoio do país para incluir na lei tolerância no pagamento dos aluguéis já atrasados, um dos ônus das PMEs.  

Medidas para evitar deslocamentos das pessoas

As pessoas continuam viajando, por isso, o governador de Hokkaido disse que embora o Primeiro-Ministro tenha pedido para se absterem não surtiu muito efeito. Se em Haneda vai começar a não permissão de embarque do passageiro suspeito de infecção, pediu que isso se estendesse para outros aeroportos. 

Policiais comunitários em patrulhamento no centro de Nagoia (Tokai TV)

O de Aichi, na mesma linha, pediu que todos os colegas repetissem unissonamente quantas vezes for necessário para as pessoas não se moverem de uma província para outra.

Em Mie o governador pediu para fechar temporariamente bares, clubes, casas de karaokê e pachinko.

Em Iwate, a única província com 0 casos, afirmou que continua em vigília. Mas gostaria de solicitar ao país para determinar o fechamento temporário dos restaurantes e das grandes instalações comerciais no feriado de Golden Week para inibir a saída das pessoas nesses locais com aglomeração.

Cada província e cidade está fazendo o que pode em relação ao autocontrole dos cidadãos no sentido de parar de sair e de se movimentar.

Na noite anterior, em Nagoia uma equipe de policiais, com máscaras no rosto, fez um patrulhamento em um centro de casas noturnas, em Nishiki, pedindo às pessoas que voltem para suas casas. 

Fontes: NHK e Tokai TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Abe: país na luta contra o vírus e decisão do benefício dos 100 mil ienes

Publicado em 17 de abril de 2020, em Sociedade

Shinzo Abe fez um pronunciamento no começo da noite de sexta-feira para explicar como está a situação após 10 dias da declaração de emergência.

Abe em pronunciamento (transmissão ao vivo, The Page)

Às 18h de sexta-feira (17) o Primeiro-Ministro Shinzo Abe abriu o pronunciamento para fazer os agradecimentos aos profissionais que continuam trabalhando arduamente para manter a infraestrutura em meio a essa difícil batalha contra o inimigo invisível, o novo coronavírus. Citou os funcionários dos supermercados, transporte de mercadorias, coleta de lixo, dos serviços de água, energia, gás, entre outros.

Publicidade

Após 10 dias da declaração de estado de emergência agradece às pessoas da população que já estão colaborando para o isolamento e distanciamento social. Mas, os dados mostram que esse distanciamento não chegou a 80%, meta para evitar ainda mais a disseminação, embora em Shibuya tenha chegado a 60% e Umeda (Osaka) a 70%. 

Na capital japonesa a situação é grave, chegando a 3 mil casos, enquanto em Osaka mais de mil. 

por favor, evitem sair, evitem contato fora de casa

Com essa situação os profissionais da área da saúde levantam vozes do cansaço físico e emocional, chegando ao limite.

Por isso, reforçou o pedido “por favor, evitem sair, evitem contato fora de casa”. Essas atitudes ajudam a não causar colapso do sistema médico-hospitalar e preservar quem ama.

Dados mostram que os clusters de infecção começaram a ocorrer no feriado de 3 dias de março, quando as pessoas relaxaram e viajaram para outros locais. “Neste feriado de Golden Week peço que evitem deslocamentos de volta à terra natal, não viajem”, apelou.

Também pediu que feche as instalações de lazer e turismo no feriado. Pediu a colaboração de todos os cidadãos do país para superar essa batalha, unificando o país.

Desculpas pela expectativa do benefício

Abe pediu desculpas pelo transtorno causado em relação ao benefício, anteriormente anunciado o valor de 300 mil ienes para famílias que tiveram renda reduzida. Depois, ouvindo as bases, decidiu pelo valor de 100 mil ienes por pessoa.

Informou que ainda precisa ser aprovado pela Dieta, como uma das medidas de emergência diante da situação do quadro da infecção do novo coronavírus.

Em 2008 levou cerca de 3 meses para chegar às mãos dos beneficiários por conta do envio de formulários, mas desta vez pretende agilizar usando inclusive o pedido online.

Segundo o jornal Huffington Post os estrangeiros residentes, devidamente registrados, também irão receber. “Não há razão para não incluí-los”, declarou um representante da Seção de Benefício Extraordinário do Suporte de Vida, do Ministério dos Assuntos Gerais e Comunicação, já que o modelo é o mesmo de 2008.

Também serão fornecidos benefícios de 1 e 2 milhões de ienes, para os empreendedores individuais e PMEs, respectivamente, além dos subsídios aos empresários que colaboram com essa medida de fechamento temporário para evitar movimentação das pessoas. 

Melhoria urgente no sistema médico-hospitalar

A todos da área médica, trabalhando nessa situação difícil, fez os agradecimentos e prometeu enviar equipamentos e materiais o mais rápido possível. Além disso irá implementar a consulta online e instalar centros de exame nas prefeituras, com a introdução do auxílio de 13 mil homens da Força de Autodefesa.

Fonte: transmissão ao vivo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!