Estrangeiros ilegais e com ordem de deportação, incluindo brasileiros

Publicado em 2 de abril de 2020, em Sociedade

O Japão registrou recorde de estrangeiros em situação ilegal no ano passado. Foram 12.816 pessoas, grande maioria dos países da Ásia.

Neste Artigo:
&nbspEstrangeiros ilegais e com ordem de deportação, incluindo brasileiros
Imagem ilustrativa de detido (Pixabay)

O MOJ-Ministério da Justiça divulgou na semana anterior o número de estrangeiros com permanência ilegal descobertos no país. 

Publicidade

Do total de 19.386  pessoas que transgrediram a Lei da Imigração e Refugiados 12.816 trabalham ilegalmente. Houve um aumento de 3.117 pessoas em relação ao ano anterior, recorde na história. Dentre elas, as do Vietnã foram em maior número, 6.549, o que representa 33,8% do total.

Em segundo maior número foram os originários da China ou Hong Kong com 4.256. Em terceiro, da Tailândia com 2.295; em quarto os filipinos com 1.566, seguidos dos indonésios com 1.246. 

Os brasileiros vêm em nono, com 285 ilegais. 

As províncias onde foram encontrados mais trabalhadores ilegais são Ibaraki e Chiba, mas também em Tóquio, Kanagawa, Osaka, Kanagawa e Aichi, não necessariamente nessa ordem. Muitos deles trabalhavam ganhando bem abaixo do mínimo estabelecido por lei, como 3 a 7 mil ienes o dia. 

Ordens de deportação para ilegais

No primeiro ano da era Reiwa receberam ordem de deportação 9.597 estrangeiros. Os números mostram que são proporcionais aos de detidos por estarem ilegais.

No top da lista estão os vietnamitas com 3.185 pessoas, sendo 2.550 do sexo masculino. Em décimo lugar aparecem os brasileiros com 133 pessoas, sendo 121 do sexo masculino.

Deportação por outros atos criminosos

Dos 649 estrangeiros presos até o final de dezembro, 272 (42%) foram considerados culpados, excluindo violações da Lei de Controle de Imigração.

Os maiores números são respectivamente originários do Sri Lanka e Irã, seguidos do Brasil, com 56 presos, sendo que 49 já foram condenados.

Fonte: MOJ


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!