Como proceder para receber parte do salário no caso de infecção pelo coronavírus

Se o trabalhador for atestado positivo e precisar faltar ao trabalho pode usar um subsídio, desde que esteja inscrito em um dos planos de seguro saúde.

Termômetro (PxHere)

Quando o trabalhador testar positivo com o novo coronavírus e tiver que se afastar para o tratamento poderá receber o subsídio de doença e lesão, chamado de shobyo teatekin (傷病手当金) em japonês. 

Publicidade

Ele paga o tratamento quando o trabalhador inscrito no seguro saúde — shakai hoken ou kokumin kenko hoken — ficar afastado por 4 dias ou mais.

Obviamente, é aplicado nos casos da infecção pelo novo coronavírus, que necessite de internação e mesmo que seja assintomático ou com sintoma leve, se tratando em casa. 

No entanto, isso não se aplica se tiver que tirar uma licença devido à prevenção à infecção de outra pessoa no trabalho. 

Para se aplicar ao recebimento desse subsídio, em geral, deve ser feito pela empresa onde trabalha. Ou, pode entrar em contato com a instituição indicada na carteira do seguro saúde. 

O valor a receber tem um cálculo proporcional ao salário recebido (sem as horas extras). Soma-se o número de dias internado ou em tratamento para o cálculo do valor, o qual é multiplicado por ⅔. Portanto, não é integral, mas ajuda. 

Fontes: NHK e Associação Kenpo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão considera introdução de navios-hospitais em meio à crise do coronavírus

Publicado em 13 de abril de 2020, em Sociedade

A medida segue pedidos elevados para a introdução de navios do tipo para endereçar a propagação do novo coronavírus no país.

Um navio-hospital em San Diego, Califórnia (ilustrativa/PM)

O governo japonês reabrirá uma pesquisa sobre a introdução de navios-hospitais que oferecem tratamento médico durante desastres, de acordo com oficiais do Escritório do Gabinete.

Publicidade

A medida segue pedidos elevados para a introdução de navios do tipo para endereçar a propagação do novo coronavírus no país, disseram os oficiais. O Escritório do Gabinete planeja compilar um relatório no fim de março do próximo ano.

A investigação vai apurar as funções essenciais sobre navios-hospitais e os métodos para manter pessoal da área da saúde a bordo durante desastres, assim como gerenciar as embarcações quando elas não são necessárias.

Em uma reunião parlamentar em fevereiro, o ministro da saúde Katsunobu Kato enfatizou a necessidade de considerar o uso de navios-hospitais. Um grupo suprapartidário de legisladores foi formado recentemente para promover a introdução de tais embarcações.

Em uma coletiva de imprensa em 10 de abril, Ryota Takeda, ministro de gestão de desastres, disse que o governo estudará o assunto seriamente para contribuir com a segurança das vidas dos cidadãos.

Fonte: Jiji

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!