Como proceder para receber parte do salário no caso de infecção pelo coronavírus

Publicado em 13 de abril de 2020, em Sociedade

Se o trabalhador for atestado positivo e precisar faltar ao trabalho pode usar um subsídio, desde que esteja inscrito em um dos planos de seguro saúde.

Neste Artigo:
&nbspComo proceder para receber parte do salário no caso de infecção pelo coronavírus
Termômetro (PxHere)

Quando o trabalhador testar positivo com o novo coronavírus e tiver que se afastar para o tratamento poderá receber o subsídio de doença e lesão, chamado de shobyo teatekin (傷病手当金) em japonês. 

Publicidade

Ele paga o tratamento quando o trabalhador inscrito no seguro saúde — shakai hoken ou kokumin kenko hoken — ficar afastado por 4 dias ou mais.

Obviamente, é aplicado nos casos da infecção pelo novo coronavírus, que necessite de internação e mesmo que seja assintomático ou com sintoma leve, se tratando em casa. 

No entanto, isso não se aplica se tiver que tirar uma licença devido à prevenção à infecção de outra pessoa no trabalho. 

Para se aplicar ao recebimento desse subsídio, em geral, deve ser feito pela empresa onde trabalha. Ou, pode entrar em contato com a instituição indicada na carteira do seguro saúde. 

O valor a receber tem um cálculo proporcional ao salário recebido (sem as horas extras). Soma-se o número de dias internado ou em tratamento para o cálculo do valor, o qual é multiplicado por ⅔. Portanto, não é integral, mas ajuda. 

Fontes: NHK e Associação Kenpo


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão