Começam testes PCR pelo drive-through

Para facilitar a realização do teste aos pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, começa o sistema drive-through em Tóquio e outros locais.

Médico colhe material de uma das narinas do paciente, para o teste PCR, método drive-thru em Tóquio (NHK)

O prefeito de Edogawa-ku, Tóquio, em cooperação com a associação de médicos, iniciou a realização dos testes PCR (acrônimo do inglês reverse-transcriptase polymerase) pelo método drive-thru, na quarta-feira (22), para obter resultado positivo ou negativo à infecção pelo novo coronavírus. 

Publicidade

Será semanalmente, às quartas e quintas-feira, das 13 às 15h. O paciente com suspeita será encaminhado com horário marcado pelo médico que o atendeu. 

Sem descer do carro o motorista só precisa abrir o vidro lateral para o médico vestido com roupa de proteção e luvas coletar o material de uma das narinas. 

O teste pelo método drive-thru oferece segurança para a pessoa com suspeita, pois não precisa se expor ao risco no hospital, e também é mais fácil para o médico, pois não precisa trocar de roupa a cada atendimento. Só troca as luvas. Além disso, o teste é rápido, leva cerca de 15 minutos, ao contrário do hospital onde precisa ficar de 1 a 2 horas. 

Em Osaka começou na quinta-feira (23), no pátio do prédio do governo, em Chuo-ku. Com esse método a cidade amplia o número de testes.

A cidade de Quioto informou que fará o mesmo e com isso poderá passar dos atuais 100 testes para 300 por dia, instalando em 5 locais. As datas de início ainda não foram divulgadas.

Na província de Nara esse tipo já foi introduzido desde terça-feira (21), com plano de ampliação em outros 3 locais. Apontou que as vantagens são de levar no máximo 20 minutos, entre explicação e o teste propriamente dito e que o resultado é entregue no dia seguinte. 

O governo da província de Aichi também anunciou que instalará primeiro em Nagoia, ainda durante a segunda quinzena deste mês.

Outras cidades do país já tomaram a mesma iniciativa a fim de agilizar os exames para a descoberta o quanto antes para evitar a disseminação, pois há muitas pessoas assintomáticas que podem infectar outras. 

Fontes: LMaga, Mainichi, FNN, NHK e Nikkei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mazda: 22 mil funcionários em casa

Publicado em 23 de abril de 2020, em Economia

A montadora japonesa Mazda, com matriz em Hiroshima, informou que fechará temporariamente seus escritórios e parte da produção.

Sede da montadora (FNN)

A Mazda informou na quarta-feira (22) sobre a continuidade da paralisação parcial de suas linhas de montagem a partir de 27 deste mês, em resposta às medidas contra o aumento da disseminação do novo coronavírus.

Publicidade

Também paralisa as atividades da matriz em Hiroshima e de quase todas as suas bases domésticas, entre 27 a 1.º de maio, com cerca de 22 mil funcionários em casa.

Os 13 a 14 dias de produção suspensa nos dias úteis até 26 de abril foram mudados para operação só durante o dia. Mas a partir de 27 todas as plantas serão paralisadas, emendando com o feriado que já estava programado entre 2 a 10 de maio.

Das 4 indústrias em Hiroshima e Yamaguchi duas continuarão trabalhando até o final de maio, somente no turno diurno, a fim de ajustar a produção.

Algumas das operações indispensáveis como o trabalho de gerenciamento e supervisão dos executivos, farão regime home office ou em horários alternados. 

Essa paralisação temporária terá efeito negativo na produção de 130 mil unidades de veículos, incluindo as plantas do Japão, Tailândia e México. Mas a montadora informou que pagará 90% dos salários, mesmo com a interrupção das atividades dos escritórios e das indústrias.

A Mazda começará a produzir produtos médicos como versão simplificada do escudo facial na sede de Hiroshima. Também considera começar a produzir roupagem para enfermeiros e veículo para transporte de pacientes assintomáticos ou com sintomas leves. 

Também informou que a partir do outono pretende produzir 800 mil a 1 milhão de máscaras para atender as empresas do seu grupo, a fim de reduzir as compras externas. 

Fontes: FNN, Nikkei e Response

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!