Abe: país na luta contra o vírus e decisão do benefício dos 100 mil ienes

Shinzo Abe fez um pronunciamento no começo da noite de sexta-feira para explicar como está a situação após 10 dias da declaração de emergência.

Abe em pronunciamento (transmissão ao vivo, The Page)

Às 18h de sexta-feira (17) o Primeiro-Ministro Shinzo Abe abriu o pronunciamento para fazer os agradecimentos aos profissionais que continuam trabalhando arduamente para manter a infraestrutura em meio a essa difícil batalha contra o inimigo invisível, o novo coronavírus. Citou os funcionários dos supermercados, transporte de mercadorias, coleta de lixo, dos serviços de água, energia, gás, entre outros.

Publicidade

Após 10 dias da declaração de estado de emergência agradece às pessoas da população que já estão colaborando para o isolamento e distanciamento social. Mas, os dados mostram que esse distanciamento não chegou a 80%, meta para evitar ainda mais a disseminação, embora em Shibuya tenha chegado a 60% e Umeda (Osaka) a 70%. 

Na capital japonesa a situação é grave, chegando a 3 mil casos, enquanto em Osaka mais de mil. 

por favor, evitem sair, evitem contato fora de casa

Com essa situação os profissionais da área da saúde levantam vozes do cansaço físico e emocional, chegando ao limite.

Por isso, reforçou o pedido “por favor, evitem sair, evitem contato fora de casa”. Essas atitudes ajudam a não causar colapso do sistema médico-hospitalar e preservar quem ama.

Dados mostram que os clusters de infecção começaram a ocorrer no feriado de 3 dias de março, quando as pessoas relaxaram e viajaram para outros locais. “Neste feriado de Golden Week peço que evitem deslocamentos de volta à terra natal, não viajem”, apelou.

Também pediu que feche as instalações de lazer e turismo no feriado. Pediu a colaboração de todos os cidadãos do país para superar essa batalha, unificando o país.

Desculpas pela expectativa do benefício

Abe pediu desculpas pelo transtorno causado em relação ao benefício, anteriormente anunciado o valor de 300 mil ienes para famílias que tiveram renda reduzida. Depois, ouvindo as bases, decidiu pelo valor de 100 mil ienes por pessoa.

Informou que ainda precisa ser aprovado pela Dieta, como uma das medidas de emergência diante da situação do quadro da infecção do novo coronavírus.

Em 2008 levou cerca de 3 meses para chegar às mãos dos beneficiários por conta do envio de formulários, mas desta vez pretende agilizar usando inclusive o pedido online.

Segundo o jornal Huffington Post os estrangeiros residentes, devidamente registrados, também irão receber. “Não há razão para não incluí-los”, declarou um representante da Seção de Benefício Extraordinário do Suporte de Vida, do Ministério dos Assuntos Gerais e Comunicação, já que o modelo é o mesmo de 2008.

Também serão fornecidos benefícios de 1 e 2 milhões de ienes, para os empreendedores individuais e PMEs, respectivamente, além dos subsídios aos empresários que colaboram com essa medida de fechamento temporário para evitar movimentação das pessoas. 

Melhoria urgente no sistema médico-hospitalar

A todos da área médica, trabalhando nessa situação difícil, fez os agradecimentos e prometeu enviar equipamentos e materiais o mais rápido possível. Além disso irá implementar a consulta online e instalar centros de exame nas prefeituras, com a introdução do auxílio de 13 mil homens da Força de Autodefesa.

Fonte: transmissão ao vivo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Subaru suspenderá operações em fábricas de peças para aeronaves

Publicado em 17 de abril de 2020, em Sociedade

Interrupções por causa do coronavírus vão mais fundo nas redes de fornecimento do Japão.

Duas plantas da Subaru em Aichi que fabricam peças para aeronaves terão produção suspensa (PM)

De acordo com reportagem da NHK, a montadora Subaru planeja suspender a produção de peças para aeronaves em plantas na província de Aichi devido ao surto de coronavírus.

Publicidade

Fontes dizem que as plantas de Handa e Handanishi serão fechadas de 20 de abril a 1º de maio.

As duas plantas fabricam peças principalmente para a Boeing. As peças são para conectar asas e fuselagem.

A Subaru não tem conseguido exportar os produtos após a Boeing ter fechado sua planta no estado da Carolina do Sul nos EUA no início deste mês.

A Subaru planeja manter o emprego de seus trabalhadores.

A companhia também suspendeu as operações em suas plantas de automóveis no Japão e nos Estados Unidos.

Kawasaki Heavy Industries

Uma outra fornecedora da Boeing, a Kawasaki Heavy Industries, anunciou nesta sexta-feira que interromperá a produção de peças para aeronaves para a companhia dos EUA de 20 de abril a 6 de maio.

A planta na província de Aichi afetada pela suspensão produz peças de fuselagem de aeronaves. A Kawasaki Heavy planeja retomar as operações em 7 de maio. Ela não suspenderá a produção de peças para aeronaves de grande escala como os modelos 777 e 767.

Mitsubishi Heavy Industries

Na Mitsubishi Heavy Industries, que também fornece para a Boeing, um representante disse que uma suspensão nas linhas de produção doméstica está “sob consideração”.

Boeing retoma operações em duas plantas em Washington

A Boeing nessa semana anunciou que retomará as operações na segunda-feira (19) em duas plantas no estado de Washington que haviam sido suspensas devido ao coronavírus. Entretanto, a companhia dos EUA está provavelmente solicitando que fornecedoras suspendam envios enquanto ela ajusta produção.

A Airbus da Europa, a outra maior fabricante de aeronaves do mundo, também interrompeu a produção devido à crise do vírus.

Fonte: NHK, Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!