Por que é perigoso ir a restaurante com buffet ou clubes noturnos?

Publicado em 4 de março de 2020, em Sociedade

O governo está pedindo à população que evite aglomerados, ir a restaurante com buffet e aos jovens que evitem discos, clubes e shows, por causa do Covid-19.

Neste Artigo:
&nbspPor que é perigoso ir a restaurante com buffet ou clubes noturnos?
Buffet, todos pegam os mesmos talheres (NeedPix)

Na segunda-feira (2) o primeiro-ministro Shinzo Abe pediu às pessoas que evitem espaços lotados com pouca ventilação para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Publicidade

Pediu para evitar aglomerados, como casas de shows e clubes, pelas constatações em Osaka e Hokkaido, especialmente entre os jovens na faixa dos teen aos 30 anos.

Os especialistas convocados pelo governo detectaram que 80% das pessoas que frequentaram locais cheios não transmitiram o vírus para outras. Porém, em um espaço interno fechado, como uma casa de shows, academia, restaurante flutuante, restaurante em estilo buffet ou casa de jogos de mahjong podem ocorrer aglomerados (cluster) em um certo período de tempo. Além disso as pessoas ficam muito próximas. 

Agravante do buffet

Em um restaurante com buffet há o agravante das pessoas usarem os mesmos talheres seguidamente para se servirem dos pratos dispostos. Embora um restaurante de Tóquio tenha tomado a medida de substituí-los a cada 15 minutos, se uma pessoa infectada tocar todas as colheres, conchas e pegadores do buffet poderá causar um surto. 

Outra medida que os restaurantes têm tomado é de acomodar duas pessoas em uma mesa para 4, a fim de evitar muita proximidade entre os clientes. Mas, ainda assim, estão amargando cancelamentos e também baixíssima frequência. 

Até 26 de fevereiro das 110 pessoas infectadas soube-se que tiveram contato muito próximo em local fechado, somando 11 casos de infecção em aglomerados.

Academia de ginástica e restaurante flutuante

&nbspPor que é perigoso ir a restaurante com buffet ou clubes noturnos?
Casa de show ao vivo em Osaka, de onde saíram 3 infectados (Asahi)

Em um restaurante flutuante uma pessoa infectada transmitiu para outras 12. Em relação à academia de ginástica uma única passou para 9 frequentadores.

Em Osaka 3 pessoas que foram a uma casa de show ao vivo foram infectadas. 

Por isso, o governo pede especial atenção aos jovens, pois esses, mais saudáveis, podem se contagiar mas apresentar sintomas leves. Ainda assim se tornam agentes transmissores. 

Portanto, em resumo, onde há aglomerado como cabana de esqui, clubes, casas de show, buffets, acampamento em barraca, casas de jogos, disco, fumódromo e todos os locais com pouca ventilação devem ser evitados ao máximo.  

Fontes: Asahi, Yahoo! e FNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão