Máscara desinfetada pode ser reutilizada ou não?

Com a falta dela no mercado e a necessidade do povo japonês de usá-la na prevenção, o governo pode considerar a recomendação de reutilizá-la.

Máscara secando depois do spray de álcool (PM)

Embora o Secretário-Geral Adjunto da OMS-Organização Mundial da Saúde tenha explicado que “o risco da infecção (do novo coronavírus) não aumenta sem o uso da máscara”, para a população japonesa, isso é difícil. 

Publicidade

O uso da máscara no país nipônico é cultural e tem o aspecto psicológico a ser levado em conta. Segundo a psicóloga Mariko Ukiyo o uso dela tem o poder de tranquilizar as pessoas. Demonstra a mensagem “me preocupo com minha saúde, mostrando que tenho alta consciência em relação a isso. Ao cobrir as narinas e a boca tenho alta sensação de proteção”, explica.

Mas, no momento esse produto está em falta no mercado. 

Na semana passada um programa de tevê mostrou que a máscara comum, descartável, pode ser reutilizada, basta lavá-la a mão com água e sabão, enxaguar bem e secá-la. Isso resolveria em parte a escassez. 

Spray de álcool na máscara?

A ANN conversou com uma fonte do Ministério da Economia, Comércio e Indústria o qual disse “estamos indo na direção de conscientizar as pessoas de que a reutilização é possível”. Ainda não é fato, está em fase de análise.

Considera que esse produto descartável possa ser desinfectado com álcool, secado, e ser reutilizado 2 ou 3 vezes. 

Um programa da estatal NHK mostrou um professor da universidade dando uma sugestão alternativa. Cortar um pedaço de gaze e colocar no interior da máscara, o qual seria descartado diariamente. Assim a máscara descartável poderia ser usada novamente, umas duas vezes. No entanto, frisou, “não recomendo a reutilização”.

Uma outra fonte, da rede hospitalar, afirmou “para quem tem suspeita de infecção isso não é recomendado”. 

Portanto, o assunto ainda tem controvérsias.

Fontes: ANN e JCast

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: governo planeja cancelar cerimônia em homenagem às vítimas do 11 de março

Publicado em 4 de março de 2020, em Sociedade

A cerimônia em homenagem às vítimas do terremoto e tsunami de 11 de março estava programada para a quarta-feira da próxima semana, que marca o 9º do desastre.

Cancelamento para evitar a proagação do cronavírus (NHK)

O governo do Japão está planejando cancelar sua cerimônia nacional em homenagem às vítimas do terremoto, tsunami e acidente nuclear de 11 de março de 2011 por causa do surto do coronavírus.

Publicidade

A cerimônia anual estava programada para a quarta-feira da próxima semana, que marca o 9º do desastre.

O governo vinha considerando a realização da cerimônia em uma escala menor ou com medidas para proteger os participantes da infecção pelo vírus.

Na semana passada, o primeiro-ministro Shinzo Abe solicitou que eventos esportivos e culturais de grande escala fossem cancelados, adiados ou reduzidos.

Entretanto o governo está fazendo os arranjos finais para cancelar o evento, dizendo que agora é um momento crucial para conter o surto.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!