Mal-intencionados usam coronavírus para fraudes

Em meio à disseminação do novo coronavírus tanto a polícia quanto o órgão de defesa do consumidor alertam para os mal-intencionados se valendo disso.

Patrulha da Polícia (Wikipedia)

Nos centros de assuntos do consumidor de todo país sobe para 1.375 o número de consultas relacionadas ao novo coronavírus, até terça-feira (3). Os casos são os mais diversos, desde procedimentos sobre cancelamento de viagens aos relacionados com máscaras.

Publicidade

Entre eles destacam-se trotes enviados como mensagens (SMS) com conteúdo sobre envio gratuito de máscaras ou de que a cotação do ouro subiu, induzindo à compra. Os centros verificaram essas mensagens com links para ações de má fé. Por isso, alertam para não abrirem esses links.

“Com o surto do novo coronavírus a China está em caos. É melhor comprar ouro antes que suba muito”, disse um vendedor porta a porta, tentando induzir um idoso que mora em Kyushu.

Trote do esgoto 

“É melhor limpar a rede de esgoto porque o novo coronavírus está ligado a ele. Logo em seguida o responsável entrará em contato”, teria dito o disfarçado de funcionário da companhia pública.

Dez minutos depois, um homem chamado encarregado ligou e disse “custa cerca de 100 mil ienes para fazer a limpeza”, teria dito. Quando a mulher recusou, a ligação foi interrompida, informou a polícia de Kadoma (Osaka).

A mulher recebeu esse trote por volta das 11h50 de quarta-feira (4) e informou a polícia. Por isso, as autoridades pedem cuidado com esse tipo de tentativa de fraude usando o coronavírus. 

No caso de consulta relacionada ao consumidor pode ligar para 188. 

Fontes: Mainichi e Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fabricante japonesa cede 1 milhão de máscaras ao governo

Publicado em 5 de março de 2020, em Sociedade

Governo as comprou para enviar a Hokkaido, onde há o maior número de pacientes sendo tratados pela infecção do novo coronavírus.

Máscaras (arquivo da NHK)

A Iris Ohyama, fabricante com matriz em Sendai (Miyagi), vendeu 1 milhão de máscaras a pedido do governo para serem enviadas para Hokkaido, província com maior número de pacientes. Até a manhã de quinta-feira (5) são 82 pessoas infectadas.

Publicidade

O governo emitiu uma instrução baseada na lei, para a associação dos fabricantes na terça-feira (3), a fim de pedir que cedessem máscaras. Assim, a Iris Ohyama, que fabrica entre outros produtos, esse escasso, despachou centenas de caixas de sua unidade de logística em Kakuda (Sendai) na quarta-feira (4).

Elas foram enviadas diretamente para Hokkaido onde as prefeituras farão distribuição para os residentes a fim de conter a disseminação do novo coronavírus e resolver parcialmente a escassez de máscaras.

Essa empresa tem duas fábricas na China – Dalian e Suzhou, com produção 24 horas e aumentou o volume de fabricação para 5 vezes mais para atender à demanda interna.

Fontes: Nikkei e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!