Mal-intencionados usam coronavírus para fraudes

Publicado em 5 de março de 2020, em Sociedade

Em meio à disseminação do novo coronavírus tanto a polícia quanto o órgão de defesa do consumidor alertam para os mal-intencionados se valendo disso.

Neste Artigo:
&nbspMal-intencionados usam coronavírus para fraudes
Patrulha da Polícia (Wikipedia)

Nos centros de assuntos do consumidor de todo país sobe para 1.375 o número de consultas relacionadas ao novo coronavírus, até terça-feira (3). Os casos são os mais diversos, desde procedimentos sobre cancelamento de viagens aos relacionados com máscaras.

Publicidade

Entre eles destacam-se trotes enviados como mensagens (SMS) com conteúdo sobre envio gratuito de máscaras ou de que a cotação do ouro subiu, induzindo à compra. Os centros verificaram essas mensagens com links para ações de má fé. Por isso, alertam para não abrirem esses links.

“Com o surto do novo coronavírus a China está em caos. É melhor comprar ouro antes que suba muito”, disse um vendedor porta a porta, tentando induzir um idoso que mora em Kyushu.

Trote do esgoto 

“É melhor limpar a rede de esgoto porque o novo coronavírus está ligado a ele. Logo em seguida o responsável entrará em contato”, teria dito o disfarçado de funcionário da companhia pública.

Dez minutos depois, um homem chamado encarregado ligou e disse “custa cerca de 100 mil ienes para fazer a limpeza”, teria dito. Quando a mulher recusou, a ligação foi interrompida, informou a polícia de Kadoma (Osaka).

A mulher recebeu esse trote por volta das 11h50 de quarta-feira (4) e informou a polícia. Por isso, as autoridades pedem cuidado com esse tipo de tentativa de fraude usando o coronavírus. 

No caso de consulta relacionada ao consumidor pode ligar para 188. 

Fontes: Mainichi e Sankei 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão