Governo do Japão lança força-tarefa contra coronavírus

Se o governo achar que há uma séria ameaça à saúde pública e economia, ele pode agora iniciar passos para declarar uma emergência a uma designada área e quando.

O primeiro-ministro Shinzo Abe (ANN)

O governo do Japão lançou uma força-tarefa para combater um crescente surto de coronavírus. A medida abre caminho para o primeiro-ministro declarar estado de emergência baseado em uma lei recém-promulgada.

Publicidade

Shinzo Abe disse, “A fim de vencer o desafio que nosso país está enfrentando agora, o estado, governos locais, trabalhadores na área médica, operadores de negócios e todos os residentes precisam se unir e prosseguir com medidas para combater a doença causada pelo novo coronavírus. Quero que o ministro responsável pela nova lei, o da saúde, e outros relevantes, elaborem rapidamente diretrizes básicas”.

A força-tarefa criará essas diretrizes usando opiniões de especialistas sobre como evitar a propagação da infecção e intensificar o cuidado médico.

Se o governo achar que há uma séria ameaça à saúde pública e economia, ele pode dar início a passos para declarar uma emergência a uma designada área e quando.

Se isso acontecer, governadores poderão ordenar fechamentos de escolas e limitar o uso de instalações onde há aglomerações de pessoas, como por exemplo lojas de departamento e cinemas.

Governadores também poderiam pedir aos residentes que fiquem em casa, mas o ministério da saúde diz que não haveria punição para aqueles que ignorarem o pedido.

Indicações anteriores sugerem que qualquer restrição sobre negócios e o movimento de pessoas duraria por 3 semanas.

Uma declaração de emergência também permitiria a governadores tomarem terrenos e prédios para estabelecimento de instalações médicas – sem o consentimento do proprietário. Eles também poderiam obrigar empresas a venderem medicamento necessário e equipamento de saúde ao estado.

Também nesta quinta-feira (26), a governadora de Tóquio se encontrou com o primeiro-ministro para pedir ajuda no combate ao vírus.

Yuriko Koike disse, “Faremos o que pudermos para evitar uma propagação explosiva da infecção, trabalhando de perto com o governo central. Eu vim pedir ajuda ao primeiro-ministro nesse esforço”.

Koike diz que Abe ofereceu uma “forte resposta” ao seu pedido. Ela pediu a ele que fornecesse prontamente informação sobre como o governo central pode ajudar sua província.

Enquanto isso, o governo está intensificando as restrições de viagem. Com início na sexta-feira (27), o país negará a entrada de viajantes que estiveram recentemente no Irã, Itália, Espanha, Alemanha e outros 18 países europeus.

O Japão confirmou mais de 1,3 mil infecções por coronavírus. O número não inclui mais de 700 casos do navio de cruzeiro Diamond Princess.

Quarenta e seis pessoas morreram, além de 10 do cruzeiro. São 995 em tratamento e 359 que se recuperaram.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão pede às pessoas que não viajem para o exterior devido ao risco do coronavírus

Publicado em 26 de março de 2020, em Sociedade

Um crescente número de viajantes do Japão está ficando isolado no exterior, visto que companhias aéreas suspenderam e reduziram o número de seus voos.

Sinalização indicando partidas internacionais no Aeroporto de Narita (ilustrativa/PM)

O governo japonês elevou seu nível de alerta global em 25 de março para 2 pela primeira vez e pediu ao público que não viaje para o exterior a menos que seja absolutamente necessário.

Publicidade

As pessoas que saírem do Japão correm o risco de não conseguirem retornar ao país, alertou o Ministério de Relações Exteriores.

O ministério disse que elevou o nível na escala de alerta do governo que vai até 4 para evitar que viajantes fiquem impedidos de sair de países que estão visitando.

O Japão também elevou seu alerta de doenças infecciosas para Irlanda, Portugal e Suécia ao nível 3 no mesmo dia, disse o ministério.

O governo emite os alertas de viagem com base nas situações gerais de segurança e política em países para informar cidadãos sobre medidas de segurança que eles precisam tomar enquanto estão viajando.

Países em todo o mundo fecharam suas fronteiras e impuseram toques de recolher em esforços para conter a propagação do novo coronavírus.

Um crescente número de viajantes do Japão está ficando isolado no exterior, visto que companhias aéreas suspenderam e reduziram o número de seus voos, disse o ministério.

O governo emitiu um alerta de doença infecciosas nível 1 para o mundo todo em 18 de março, pedindo às pessoas que exercessem precaução se viajarem para fora do Japão.

O Japão elevou o alerta ao nível 3 para a China, Coreia do Sul, Irã e 18 países europeus, incluindo Itália, Espanha e Alemanha.

Fonte: Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!