Covid-19: montadoras japonesas reduzem pela metade a produção global

As paralisações temporárias de fábricas das montadoras estão causando efeitos de oscilação no setor inteiro que emprega 8.2% da força de trabalho do Japão.

Carros da Mitsubishi em concessionária de Nuremberga, Alemanha (ilustrativa/PM)

Montadoras japonesas estão reduzindo temporariamente a produção global pela metade, visto que a demanda desaba em meio ao surto do coronavírus, com a Mazda paralisando linhas de montagem domésticas e a Toyota diminuindo a produção no Japão e no exterior.

Publicidade

Paralisações de fábricas das montadoras estão causando efeitos de oscilação no setor inteiro que emprega 8.2% da força de trabalho da nação, levando a Honda a adotar medidas para conter o impacto financeiro sobre fornecedoras.

A Mazda suspenderá a produção em duas de suas fábricas de montagem no Japão, assim como em instalações na Tailândia e no México, sob planos anunciados na terça-feira (24). Os locais paralisados contam por mais de 70% da capacidade global da companhia de 1,8 milhão de unidades ao ano.

Isso segue uma medida similar feita pela Toyota, que anunciou na segunda-feira (23) a suspensão temporária de 7 linhas de produção no país. A principal montadora do Japão já havia suspendido a produção no exterior.

A produção global em 7 montadoras japonesas deve cair em 50% a partir dos níveis de 2019 por enquanto.

A Mazda suspenderá a produção por 13 dias operacionais, com início em 28 de março, na planta de Hiroshima e na planta de Hofu na vizinha Yamaguchi. Os dias de folga serão programados até 30 de abril.

Os cortes no Japão, Tailândia e México reduzirão a produção da companhia em cerca de 60 mil veículos para o período.

A Toyota está suspendendo as operações em linhas de produção em 5 plantas domésticas, com início em 3 de abril. As atividades serão retomadas em estágios até 15 de abril. Isso reduzirá a produção em 36 mil veículos.

Excluindo uma planta em Tóquio operada por uma companhia do grupo, a Hino Motors, as outras 4 instalações da Toyota produziram 1,6 milhão de unidades no ano passado, ou cerca da metade da produção doméstica da companhia.

Nenhum dos cerca de 20 mil funcionários nas 5 plantas do grupo Toyota perderão seus empregos, incluindo trabalhadores temporários. Os funcionários podem escolher tirar férias remuneradas.

As repercussões já estão sendo sentidas pelas fabricantes de peças. A Marelli, formada pela fusão da Calsonic Kansei e da Magneti Marelli, interromperam o trabalho na maioria de suas principais plantas europeias, assim como em vários locais nos EUA.

A Kasai Kogyo, que produz componentes internos, paralisou temporariamente a produção em lugares como a América do Norte, Europa, Índia e Malásia.

“Só no exterior perderemos perto de 15 bilhões de ienes (US$135 milhões) em vendas em um mês”, disse Kuniyuki Watanabe, presidente da Kasai Kogyo.

A indústria de automóveis conta por mais ou menos 3% do produto interno bruto do Japão. O setor empregou 5.46 milhões em 2018, incluindo em fornecedoras de peças e concessionárias.

Os cortes na produção feitos por fabricantes de carros finalizados causarão impacto ascendente nas fornecedoras. Montadoras estão tomando medidas para evitar interrupções devido a problemas financeiros em fabricantes de peças.

A Honda decidiu conceder suporte a companhias que abastecem suas plantas em Wuhan, o epicentro inicial do surto de Covid-19. A Honda estenderá os prazos de pagamentos para as fornecedoras que comprarem folhas de aço e outros materiais da montadora.

A Nissan e a Mazda estão perguntando às suas fornecedoras sobre fluxos de caixa. A Mitsubishi Motors começou a considerar medidas para acelerar pagamentos aos fabricantes de peças.

No início deste mês, o maior risco para as montadoras japonesas era a crise na rede de fornecimento chinesa. Agora, a desaceleração na demanda nos mercados ocidentais rompeu completamente o panorama.

“O risco é que o fluxo de caixa estagnará em parceiros de negócios e que a produção cessará”, disse um executivo de uma montadora japonesa.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

A partir de abril é proibido fumar nos restaurantes e bares em todo Japão

Publicado em 25 de março de 2020, em Sociedade

A partir de 1.º de abril não será mais permitido fumar nos estabelecimentos como restaurantes, bares, café e outros. Veja mais info.

Acendendo cigarro com isqueiro (Pexels)

A Lei de Promoção da Saúde revisada será aplicada a partir de 1.º de abril, por isso os restaurantes, bares e cafés, além de casas de pachinko, terão que recolher os cinzeiros do ambiente interno, mesmo que gradualmente já tenha implementado. 

Publicidade

Um das poucas exceções é para charutarias, onde obviamente os clientes poderão continuar fumando.

Os estabelecimentos podem ter uma sala para fumantes separada, mas a lei é clara em relação aos prédios das repartições públicas, escolas, hospitais e centros de proteção infantil, e claro, além dos transportes de público e turistas como navios e trens. Casas e cafés com ambientes pequenos onde não comporta uma sala especial para fumantes também fazem parte dessa exceção.

Fumantes são minoria

O percentual dos fumantes caiu para 17%, sendo que 12% fuma o cigarro comum e 5% usa o cigarro eletrônico, aquecido ou de vapor. A maioria deles é do sexo masculino. Em Tóquio e região metropolitana o índice chega a 18% enquanto em Tokai e Kansai cai para 14 e 16%, respectivamente.

Com essa regulamentação o governo quer aumentar o percentual de 45% para 84% de locais onde ainda existe o fumo passivo, para proteger os não fumantes.

Proibido fumar nas instalações fechadas

A regulamentação da lei é aplicável também aos escritórios e às indústrias ou outros tipos de comércio e serviços. Por isso, se a empresa onde trabalha tem área específica para fumar a recomendação é seguir a política interna dela. 

Os fumantes de cigarro eletrônico ou aquecido também precisam prestar atenção se no ambiente tem um local específico para eles.

Para quem quer tomar um café ou uma outra bebida, alcoólica por exemplo, a JT-Japan Tobacco criou um mapa que mostra os locais permitidos

Fontes: BCN Retail, JT e Dime

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!