Coronavírus: cartas com mensagens de ódio enviadas a restaurantes na Chinatown em Yokohama

“Os chineses são lixo! Saiam do Japão agora!”, lia uma das cartas, enviada a um consagrado restaurante cantonês na Chinatown em Yokohama.

Área da Chinatown em Yokohama, província de Kanagawa (PM)

Vários restaurantes na Chinatown de Yokohama (Kanagawa) receberam cartas contendo mensagens de ódio contra chineses em meio aos contínuos temores do coronavírus no Japão.

Publicidade

“Os chineses são lixo! Bactéria! Terríveis! Incômodos! Saiam do Japão agora!” lia uma das cartas, enviada a um consagrado restaurante cantonês no distrito de Naka em 3 de março. Cartas com conteúdo similar também foram recebidas por alguns outros restaurantes na área, de acordo com a cidade e outras fontes.

“Elas são discurso de ódio. Isso me entristece muito quando penso nas pessoas que trabalham no restaurante”, disse a prefeita de Yokohama, Fumiko Hayashi, em uma coletiva de imprensa em 5 de março. “Responderemos ao assunto em conjunto com organizações relacionadas”, disse ela.

A Associação de Desenvolvimento da Chinatown de Yokohama, a qual muitos restaurantes e outros estabelecimentos na área pertencem, consultou a Polícia da Província de Kanagawa em relação aos ataques por escrito. Oficiais do departamento de direitos humanos do Governo Municipal de Yokohama também visitaram a associação em 5 de março para pedir detalhes dos incidentes.

O governo da cidade postou mensagens em seu site pedindo às pessoas que não deixem desinformações e percepções erradas as levarem a cometerem violações de direitos humanos.

“As pessoas na Chinatown, que deram suporte ao desenvolvimento desta cidade por muitos anos, vêm sofrendo em relação a assuntos relacionados ao novo coronavírus. Estou totalmente irritada pelo fato de que essas cartas tenham sido enviadas a elas”, disse Hayashi aos repórteres.

Uma carta enviada a um restaurante consagrado na Chinatown de Yokohama mostra ataques discriminatórios contra chineses, nesta foto tirada em Kaiinkaku no distrito de Naka em 4 de março de 2020 (Mainichi)

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Navio de cruzeiro na Califórnia tem 21 infectados pelo coronavírus

Publicado em 7 de março de 2020, em Notícias do Mundo

No navio de cruzeiro na Califórnia, EUA, 21 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus e 19 delas são tripulantes.

O navio de cruzeiro Grand Princess tem 21 infectados pelo coronavírus (NHK)

Vinte e uma pessoas a bordo do gigantesco navio de cruzeiro na costa da Califórnia, nos EUA, testaram positivo para o novo coronavírus e 19 delas são tripulantes, anunciou o vice-presidente Mike Pence na sexta-feira (6), em meio a evidências de que a embarcação era o solo fértil para um aglomerado (cluster) mortal de mais de 10 casos durante sua jornada anterior.

Publicidade

Ele disse que oficiais federais estavam trabalhando com autoridades da Califórnia para trazer o Grand Pricess, com mais de 3,5 mil a bordo, para um porto não comercial no fim de semana e submeter todos a testes para o vírus. Não houve informação imediata sobre onde a embarcação vai atracar.

“Aqueles que precisarem ser colocados sob quarentena serão colocados. Aqueles que precisarem de auxílio médico vão recebê-lo”, disse Pence.

A embarcação estava viajando do Havaí a São Francisco quando recebeu a ordem na quarta-feira (4) para manter distância da costa para que 46 pessoas com possíveis sintomas do coronavírus pudessem ser submetidas a testes.

No dia seguinte, uma equipe de helicóptero militar desceu de corda até navio de 290 metros de comprimento para levar testes de kits e posteriormente os levaram para um laboratório do estado.

Oficiais da saúde realizaram o teste após reportarem que um passageiro em uma viagem anterior do navio, em fevereiro, morreu em decorrência da doença.

Nos últimos dias, autoridades da saúde revelaram que pelo menos outras 10 pessoas que estavam na mesma viagem também estavam infectadas.

E alguns passageiros naquela jornada permaneceram a bordo para a atual – aumentando a exposição de membros da tripulação ao vírus.

A Princess Cruise disse que o médico do navio começou a informar os passageiros e tripulação sobre os resultados após confirmação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Um outro navio Princess, o Diamond Princess, foi colocado sob quarentena por 2 semanas em Yokohama (Kanagawa) no mês passado por causa do vírus, e por fim 700 das 3,7 mil pessoas a bordo acabaram sendo infectadas pelo vírus no que especialistas pronunciaram como falha de saúde pública, com a embarcação se tornando essencialmente uma fábrica de germes flutuante.

Enquanto isso nos EUA o número de mortos vítimas do coronavírus subiu para 14, a maioria no estado de Washington. O número de infecções no país passa de 200.

No mundo o vírus infectou mais de 100 mil pessoas e causou a morte de mais de 3,4 mil, a grande maioria na China. Grande parte dos casos foi amena, e mais da metade dos infectados se recuperou.

Fonte: AP

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!