Abe diz que Japão visa aprovar Avigan como tratamento para coronavírus

Publicado em 29 de março de 2020, em Sociedade

O primeiro-ministro também promete medidas de estímulo ‘sem precedentes’.

Neste Artigo:
&nbspAbe diz que Japão visa aprovar Avigan como tratamento para coronavírus
O Avigan, usado como medicamento para influenza, mostrou ser eficaz no alívio de sintomas de pacientes com Covid-19 (NHK)

O primeiro-ministro Shinzo Abe disse no sábado (28) que seu governo vai compilar o “mais audacioso” pacote de medidas econômicas para lidar com o impacto do novo coronavírus, enquanto também defende a aprovação do medicamento para influenza, o Avigan, como tratamento para as pessoas infectadas pela Covid-19.

Publicidade

“Estamos na iminência”, disse Abe em uma coletiva de imprensa, referindo-se à possibilidade de uma explosão nos casos de Covid-19 no Japão após 63 novas infecções terem sido confirmadas em Tóquio no mesmo dia.

Ele enfatizou que o Japão deve se preparar para uma “batalha de longo prazo” a fim de evitar que casos de Covid-19 saiam do controle e sobrecarreguem sistemas de saúde, como tem acontecido em outros países e regiões. Ele disse também que “agora não é uma emergência” e pediu aos cidadãos que continuem tomando medidas como evitar grandes aglomerações a fim de limitar as infecções.

Para dar suporte à economia, Abe disse que seu governo vai formular um “forte pacote de estímulo de escala sem precedentes” para reduzir o abalo sobre negócios e indivíduos causado pelo coronavírus.

Abe disse que o pacote de ajuda, incluindo medidas médicas, será de longe maior do que aquele colocado em curso para lidar com a precipitação da crise financeira global em 2008. Políticas fiscal e monetária serão “completamente mobilizadas” para o esforço, disse o primeiro-ministro.

O estímulo deve exceder 56 trilhões de ienes (US$518 bilhões), ou 10% do produto interno bruto nominal do Japão. Abe também disse que apresentará um orçamento suplementar ao parlamento “prontamente dentro de 10 dias”.

&nbspAbe diz que Japão visa aprovar Avigan como tratamento para coronavírus
Abe enfatizou que o Japão deve se preparar para uma “batalha de longo prazo” contra o coronavírus (PM)

O estímulo será vertido em uma economia que ainda sofre com os pós-efeitos do aumento do imposto sobre consumo em outubro de 2019 – uma ação que muitos economistas criticaram Abe por aprovar em meio ao fraco crescimento.

No sábado, o primeiro-ministro defendeu novamente sua decisão, dizendo que o aumento do imposto era “necessário para reformar o sistema de seguridade social do Japão com a finalidade de funcionar para todas as gerações”.

O governo também iniciará procedimentos de testes destinados a ganhar aprovação para o medicamento anti-influenza Avigan (favipiravir) como tratamento para o coronavírus, disse Abe. O Avigan foi desenvolvido pela companhia japonesa Fujifilm Holdings.

O medicamento já mostrou sinais de ser eficaz no alívio de sintomas após ser administrado em dezenas de casos, disse Abe, acrescentando que ele atraiu interesse de muitos países. O Japão “procederá com pesquisa clínica em cooperação” com outras nações e começará a aumentar a produção em breve.

Até agora Abe evitou declarar estado de emergência para lidar com o vírus que permitiria às autoridades tomarem medidas mais rigorosas a fim de combatê-lo. Ele reconheceu que a escala da realização de testes do Japão era “pequena”, mas rejeitou afirmações de que seu governo estava cobrindo o verdadeiro número de infecções.

“O Japão, ao contrário da Europa e dos Estados Unidos, está apenas gerenciando “para evitar que as infecções disparem”, disse ele.

Olhando mais para longe, Abe disse que seu governo também vai preparar políticas destinadas a colocar a economia de volta no caminho do crescimento após a crise do coronavírus chegar ao fim.

Fonte: Asia Nikkei


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão