Osaka cancela um dos maiores eventos cosplay devido ao coronavírus

A Nipponbashi Street Festa regularmente atrai mais de 200 mil pessoas à Denden Town, mas não este ano.

Nihonbashi Street Festa 2012 (Flickr/hydlide)

Como é de se esperar, no Japão há vários eventos relacionados a cosplay, mas poucos podem corresponder à escala da Nipponbashi Street Festa de Osaka.

Publicidade

Ao contrário de eventos realizados dentro de um centro de convenção ou locais abertos, a Street Festa, como seu nome diz, ocorre nas ruas do distrito eletrônico de Denden Town, o maior ponto de encontro de otaku (fãs de animes e mangás) na central do Japão.

Com o tráfego fechado para a parada cosplay do evento e entrada gratuita para os espectadores, a Street Festa atrai cerca de 200 mil pessoas em um ano típico, e em 2015 teve a participação de cerca de 250 mil fãs de cosplay.

Entretanto, os organizadores do evento emitiram o aviso que neste ano a Street Festa, que ocorreria em 15 de março, foi cancelada. A razão? Preocupações sobre a contínua situação do coronavírus.

Enquanto o número de infecções confirmadas no Japão ainda esteja bem longe das registradas na China, o governo japonês vem registrando um crescente número de casos dentro do país, com a primeira morte por coronavírus ocorrendo na província de Kanagawa semanas atrás.

Nas festividades da Street Festa várias pessoas ficam muito próximas umas das outras por longos períodos de tempo, condições que poderiam levar à transmissão do vírus caso um infectado estivesse presente. Agravando um pouco mais a situação, março é o pico da temporada de alergia ao pólen no Japão. Com os sintomas da polinose (kafunsho) tendo algumas similaridades com aqueles para o início de uma pneumonia, seria muito difícil notar condições perigosas, principalmente com a recente escassez de máscaras cirúrgicas em todo o país.

“Estamos extremamente tristes por todos que vinham aguardando com ansiedade para participar, mas pedimos a compreensão de vocês”, disseram os organizadores da Street Festa na declaração do cancelamento, citando suas preocupações tanto em relação aos participantes como os residentes locais. “Informamos também que não reagendaremos o evento deste ano”.

Enquanto os espectadores em geral não paguem taxa de entrada para a Street Festa, cosplayers participantes e fotógrafos precisam comprar pulseiras, e os organizadores disseram que vão endereçar em uma data posterior o que será feito com os valores já pagos.

Fonte: Sora News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Menino deixa cabelo crescer por 3 anos e doa para confecção de perucas voltadas a crianças doentes

Publicado em 24 de fevereiro de 2020, em Sociedade

O menino deixou seu cabelo crescer por 3 anos para doar e confeccionar perucas para crianças que perderam os seus por conta de doenças ou ferimentos.

(imagem ilustrtaiva/PM)

Um menino de 10 anos na cidade de Joetsu (Niigata) doou seus cabelos que ele deixou crescer por cerca de 3 anos para a confecção de peruca para crianças que perderam os seus por conta de doenças ou ferimentos.

Publicidade

Mitsuhiro Hao, estudante do 4º ano de uma escola de ensino primário ligada à Universidade de Educação de Joetsu, diz que ficou motivado a fazer essa boa ação após ver seu pai, Hirotsugu, de 46 anos, se voluntariar como dentista nas Filipinas com estudantes do colegial japoneses, dentre outras razões.

“Essa é a primeira vez que estou me voluntariando. Espero que seja de bom uso e que o usuário se recupere rapidamente”, disse Mitsuhiro enquanto segurava uma mecha de seu cabelo que havia acabado de ser cortado.

A organização sem fins lucrativos sediada em Osaka, a Japan Hair & Donation Charity, vem oferecendo gratuitamente perucas customizadas usando cabelo de verdade desde 2009.

Perucas para crianças parecem mais naturais quando usam cabelo doado de pessoas da mesma faixa etária, mas doações desse tipo, aparentemente, são apenas 10% de todas as contribuições.

Mitsuhiro soube das doações através de amigos e programas de TV, e começou a deixar seu cabelo crescer na primavera de 2017. Algumas vezes Mitsuhiro pensou em desistir porque alguns colegas faziam brincadeiras com isso e ele foi confundido com uma menina em banheiros e em instalações de águas termais.

Vendo seu filho passar por dificuldades por causa de seus cabelos longos, Hirotsugu uma vez disse a ele que poderia desistir se quisesse. Mas enquanto lembrava de seu próprio lema de “aqueles que devem fazer algo para aqueles que não podem”, ele juntou coragem e elogiou seu filho. “Também tinha a esperança de que deixar as pessoas verem o esforço do meu filho motivaria outras”.

Durante o período que Mitsuhiro deixou seu cabelo crescer, ele teve que explicar na escola por que estava fazendo aquilo a fim de conseguir a compreensão dos adultos, e teve cuidado com qual xampu e outros tratamentos usados em seus cabelos.

Mitsuhiro finalmente visitou o salão de beleza Takita na cidade de Joetsu em 11 de fevereiro e teve 31 cm de seus cabelos cortados, que é o padrão de comprimento necessário para fazer uma doação. A mãe de Mitsuhiro, Akemi, a avó Kazuko e seu pai Hirotsugu, que tinha acabado de retornar ao Japão de seu trabalho voluntário nas Filipinas, cortaram mechas dos cabelos do filho. Levou cerca de 1 hora para ele estar com um novo corte.

“Minha cabeça parece estar mais leve. Estou empolgado como as pessoas na escola vão reagir”, disse Mistuhiro com um sorriso. Ele explicou, “meus cabelos estão cheios de memórias, então ele tem peso para isso”. O menino sonha um dia em se tornar dentista como seu pai e fazer algo para ajudar outros.

 

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!