Economia do Japão encolhe no ritmo mais rápido desde 2014

O encolhimento no PIB foi o primeiro em mais de um ano e o maior desde uma queda de 7.4% em 2014, a última vez que o Japão aumentou o imposto sobre consumo.

(imagem ilustrativa/PM)

A economia do Japão encolheu em seu ritmo mais rápido em 5 anos no fim de 2019, visto que ela foi afetada por um aumento do imposto sobre consumo, forte tufão e fraca demanda global.

Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) anualizado teve uma queda muita mais acentuada do que o esperado em 6.3% em outubro-dezembro.

Também há preocupações de que o surto de coronavírus queira dizer que a queda continuará neste trimestre.

Isso aumentou os temores de que a terceira maior economia do mundo possa cair em recessão.

Durante o período, os gastos do consumidor no Japão caíram 2.9% após o imposto sobre consumo do país ter subido de 8 para 10 por cento em outubro. No mesmo mês, o tufão Hagibis atingiu amplas faixas do arquipélago.

No trimestre passado, o gasto capital caiu em 3.7% e as exportações tiveram queda de 0.1% em meio à contínua guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Investidores estão agora acompanhando para ver se a economia vai se recuperar após o coronavírus ter forçado a China a fechar fábricas e levar a uma queda brusca no número de turistas chineses que visitam o Japão.

Em resposta aos dados divulgados, o ministro da economia Yasutoshi Nishimura disse que o governo japonês estava pronto para tomar todos os passos necessários a fim de lidar com o impacto do surto do coronavírus sobre a economia e turismo.

Em dezembro o governo do primeiro-ministro Shinzo Abe aprovou US$120 bilhões em gastos destinados a abrandar o impacto do aumento do imposto sobre consumo.

O encolhimento no PIB foi o primeiro em mais de um ano e o maior desde uma queda de 7.4% em 2014, a última vez que o Japão aumentou o imposto sobre consumo.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Período para declaração do imposto de renda

Publicado em 17 de fevereiro de 2020, em Sociedade

Para quem precisa declarar o imposto de renda deve ficar atento ao período e fazer o procedimento na agência, pelo computador ou smartphone com sistema Android.

Campanha da agência tributária (Sankei)

A declaração de imposto de renda do segundo ano da era Reiwa começa na segunda-feira (17) e segue até 16 de março

Publicidade

Em meio aos constantes anúncios de novos infectados pelo Covid-19 as pessoas querem evitar de ir em locais aglomerados, como em uma das agências tributárias do país.

Para facilitar pode fazer a declaração usando o My Number através do e-Tax do smartphone, disponível para usuários do sistema operacional Android.

Todos os assalariados, profissionais e trabalhadores autônomos, quem fez algum bico que ultrapassou 200 mil ienes no ano, agricultores e quem financiou casa própria devem fazer a declaração. 

Aqueles que solicitaram declaração de danos na propriedade agrícola ou do imóvel pela passagem do tufão 19 em outubro passado terão dedução no imposto, para residentes em Tóquio e mais 13 províncias. 

Para acesso ao e-Tax pelo computador ou smartphone toque aqui.

Fontes: Yahoo!, Sankei, ANN e divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!