Delegacias do Trabalho recebem mais de mil consultas relacionadas ao coronavírus

Empregadores e trabalhadores se consultaram nas Delegacias do Trabalho sobre os procedimentos diante da situação do novo coronavírus.

Pessoas se deslocam para o trabalho usando máscara (Mainichi)

Com a disseminação do novo coronavírus, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar criou um serviço de consulta especial no escritório do trabalho em todo o país para fornecer informações aos trabalhadores e empregadores. Em uma semana recebeu mais de 1,2 mil consultas.

Publicidade

Esse balcão especializado no assunto foi criado por ordem do governo em 14 deste mês. Até 20 deste mês foram no total 1.276 casos em todo país, sendo 786 por parte dos empregadores e 233 trabalhadores.

Os empregadores são de vários segmentos da sociedade, desde as indústrias de manufatura como também de serviços, como de transporte, viagens, restaurantes. As consultas são relacionadas em como manter os empregados no caso de deterioração da administração, se há subsídios e também em relação à suspensão da atividade. 

Sindicato também recebe consultas

Outro tipo de consulta foi sobre o trabalho remoto, já adotado desde o final do mês passado pelas empresas de TI-tecnologia da informação, agências de publicidade e propaganda e escritórios cuja presença dos funcionários não é relevante. 

Por outro lado, empregados consultam o sindicato Japan Union sobre a situação que estão passando como a empresa que não permite o uso de máscara ou outras que disseram para aguardar em casa, mas não vão receber salário.

No caso do uso da máscara o sindicato interviu e o problema está sendo solucionado. Em relação ao pedido da empresa para que o funcionário aguarde um período em casa, se foi decisão dela, é preciso remunerar esses dias parados. 

Fontes: NHK e Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Casos de coronavírus na Coreia do Sul passam de 1.000

Publicado em 26 de fevereiro de 2020, em Ásia

Na Coreia do Sul mais de 1.000 casos foram confirmados e o número atual de mortes é 11.

Equipes dedetizando ruas em Daegu, na Coreia do Sul (NHK)

Vários países estão registrando um aumento acentuado de infecções por Covid-19.

Publicidade

O governo sul-coreano anunciou nesta quarta-feira (26) que mais 169 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, levando o total de novas infecções no país para 1.146. O número atual de mortes é de 11.

Oficiais da saúde locais dizem que a maioria das infecções identificadas são da cidade de Daegu e áreas vizinhas.

O governo designou a região uma zona de cuidado especial em um esforço para conter a propagação. A maioria dos casos foi atribuída a uma igreja na cidade.

O presidente Moon-Jae-in visitou Daegu na terça-feira e prometeu fazer tudo que estiver ao seu alcance para evitar que o vírus atinja mais partes do país.

O governo do Japão elevou seu nível de alerta para Daegu e Cheongdo-gun, ambas na província de Gyeongsang, e adverte contra qualquer viagem não essencial à região.

Fontes dizem que oficiais podem proibir a entrada de estrangeiros que estiveram na Coreia do Sul dentro de 14 dias antes de suas chegadas.

Na Itália, cerca de 280 casos de Covid-19 foram confirmados. Onze cidades no norte do país estão isoladas, com as pessoas proibidas de entrar e sair.

Quinze mortes foram confirmadas no Irã – o maior número fora da China continental. De acordo com oficiais da saúde, outras 900 pessoas podem estar infectadas. A mídia estatal diz que cultos foram proibidos em uma região central.

Oficiais do governo dizem que o vice-ministro da saúde iraninao, Iraj Harirchi, testou positivo para o vírus. Ele foi diagnosticado após falar com repórteres na segunda-feira (24) sobre como o Irã está combatendo o surto.

Ao todo, o coronavírus está presente em cerca de 40 países e territórios. Áustria, Croácia e Suíça reportaram seus primeiros casos.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!