Covid-19: sobe para 941 casos e Hokkaido em estado de emergência

Em apenas um dia foram registrados 21 aumentos de pessoas infectadas, sendo que Hokkaido decretou estado de emergência.

Publicidade

De sexta-feira para sábado (29) houve um aumento de 21 pacientes cujos resultados foram de confirmação de infecção pelo Covid-19 no Japão. Embora uma parcela já tenha recebido alta, até sexta-feira eram 37, o número total de infectados subiu para 941. Desse total são 222 pessoas espalhadas pelo país.

O governador da província de Hokkaido decretou estado de emergência na sexta-feira (28), até 19 de março. Nessas 3 semanas, especialmente no final de semana, pede à população que evite sair de casa. Assim, as ruas de Sapporo amanheceram vazias no sábado. Ele clamou para que os residentes procurem não ir a locais movimentados como academia de ginástica, restaurantes e outros, com aglomerados. 

É a província com maior número de casos. Até sexta-feira eram 66, mas na manhã de sábado foi confirmado mais um.

Quadro do Covid-19

Dentro do Japão são 222 pessoas infectadas, incluindo os turistas e funcionários do governo, sendo que 20 estão em estado grave e 5 morreram. 

Em relação ao navio de cruzeiro Diamond Princess são 705 pessoas, sendo que 36 estão em estado grave e ocorreram 6 mortes. 

Gráfico do agravamento da infecção, desde 16 de janeiro a 28 de fevereiro (NHK)

Dos 14 japoneses resgatados da China nenhum teve agravamento e tampouco morte. 

Veja a lista das províncias.

  1. Hokkaido: 67
  2. Tóquio: 36
  3. Aichi: 28
  4. Kanagawa: 22
  5. Chiba: 13
  6. Wakayama: 13
  7. Ishikawa:6
  8. Kumamoto: 5
  9. Osaka: 3
  10. Nagano, Gifu, Quioto e Fukuoka: 2 de cada
  11. Miyagi, Tochigi, Saitama, Niigata, Shizuoka, Mie, Mara e Tokushima: 1 de cada

Próximas semanas serão decisivas

Segundo opiniões da Reunião Nacional de Experts as próximas 1 a 2 semanas serão decisivas na propagação do novo coronavírus ou se estaciona. 

Segundo os especialistas o que a população em geral pode fazer para cooperar nas medidas de contenção são: na medida do possível evitar locais com aglomerados e se perceber sintomas leves procurar ficar em repouso, em casa. 

Se os sintomas se agravarem a recomendação é procurar uma instituição médica para fazer o exame. 

Ações do governo

O governo tem tomado medidas como fechar temporariamente as escolas e pedir às empresas da iniciativa privada o incentivo do trabalho remoto de seus funcionários ou mudanças nos horários de entrada e saída para evitar o uso do transporte público em horário de pico de congestionamento. 

Por conta dessa decisão de suspender as aulas nas escolas primária, ginasial e colegial da rede pública, muitas empresas decidiram que seus funcionários podem levar as crianças para o trabalho ou designaram que façam as atividades em casa. 

Fonte: NHK 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

OMS eleva risco global do coronavírus para o nível mais alto

Publicado em 29 de fevereiro de 2020, em Notícias do Mundo

A avaliação de risco global está agora no mesmo nível do nível de risco da China, onde números massivos de casos de infecção e mortes foram reportados.

Turistas e funcionários usam máscara no Aeroporto Internacional de U-Tapao na Tailândia (ilustrativa/PM)

A Organização Mundial da Saúde – OMS elevou na sexta-feira (28) sua avaliação de risco global sobre o novo coronavírus, Covid-19, que se originou na China, para o nível mais alto, mas parou de declará-lo pandemia, dizendo que ainda há uma chance de conter a doença.

Publicidade

“Aumentamos agora nossa avaliação do risco de propagação e do risco de impacto do Covid-19 para um muito alto a nível global”, disse o diretor-geral da OMS Tedros Ghebreyesus em uma coletiva de imprensa, referindo-se à doença que se espalhou para cada continente com exceção da Antártida.

A avaliação de risco global está agora no mesmo nível do nível de risco da China, onde números massivos de casos de infecção e mortes foram reportados e cuja cidade central de Wuhan, epicentro do coronavírus, foi isolada. A medida a OMS ocorreu cerca de 1 mês após ela declarar o surto do vírus uma emergência global.

Ao decidir não usar a palavra “pandemia” nesse ponto, a OMS enfatizou que o vírus ainda pode ser contido com medidas apropriadas e coordenação internacional.

“A maioria dos casos ainda pode ser traçada para saber de contatos ou aglomerados de casos. Não vemos evidência ainda de que o vírus esteja se espalhando livremente em comunidades”, disse o diretor-geral. “Se isso for o caso, ainda temos a chance de conter esse vírus”.

De acordo com dados da OMS, mais de 82 mil pessoas foram infectadas com o vírus, deixando mais de 2,8 mil mortos em todo o mundo excedendo o impacto do coronavírus SARS de 2002-2003 que acometeu 8.098 pessoas e causou a morte de 774 globalmente.

Além do volume de casos na China, o número confirmado de infectados continua aumentando em muitos países incluindo Irã, Itália, Japão e Coreia do Sul. Preocupações crescem, visto que mais infecções são reportadas envolvendo pessoas que nunca estiveram na China ou não tiveram contato com alguém que esteve.

A OMS vem divulgando um relatório da situação diária sobre o coronavírus desde o fim de janeiro, em que ela diz que o risco era “muito alto” na China e “alto” tanto no nível regional como global.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!