Casos de influenza diminuem muito no Japão

As pessoas estão levando mais a sério as medidas para prevenir infecções com o novo coronavírus e isso pode ser uma das razões pelas quais os casos de influenza diminuíram este ano

As pessoas têm tomado mais medidas de prevenção por causa do coronavírus (ilustrativa/PM)

Uma onda de influenza vem diminuindo de forma significativa no Japão comparada ao ano anterior, mostraram dados do governo, enquanto muitas pessoas passaram a ser mais cautelosas com a infecção pelo novo coronavírus que causa pneumonia, o Covid-19.

Publicidade

Para a semana até 9 de fevereiro, o número de casos reportados de influenza caiu mais de 60% ante o ano anterior para 44.737, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. Durante o mesmo período do ano passado, 129.989 casos foram registrados.

O ministério também disse que o número de escolas que foram forçadas a dispensar classes contra um cenário de surto de influenza foi de 1.760 por 7 dias desde 3 de fevereiro, queda acentuada de 3.024 comparada com a mesma semana em 2019.

O Covid-19, detectado pela primeira vez em dezembro passado na cidade central chinesa de Wuhan, infectou até agora mais de 70 mil pessoas e matou cerca de 2 mil. A cidade é um importante centro de negócios e transporte com uma população de cerca de 11 milhões.

A mídia local japonesa, incluindo redes de TV e internet, têm divulgado diariamente a situação no Diamond Princess, um navio de cruzeiro atracado em Yokohama que se transformou no maior foco de coronavírus fora da China, levando muitas pessoas no Japão a evitar multidões, lavar as mãos, fazer gargarejo e usar máscaras.

“Muitas pessoas no Japão estão levando mais a sério a tomada de medidas para prevenir infecções com o novo coronavírus. Isso pode ser uma das razões pelas quais os casos de influenza caíram neste ano”, disse Yoko Muramatsu, pesquisadora no Instituto de Pesquisa NLI.

Em grande parte do Japão, máscaras e antissépticos à base álcool se esgotaram em farmácias e lojas de conveniência, já que especialistas médicos enfatizaram que medidas preventivas contra o Covid-19 são similares àquelas contra a influenza e gripes.

“Ainda temos que adequar dados para identificar a relação entre uma queda nos casos de influenza e um aumento na conscientização de prevenção do novo vírus entre as pessoas no país”, disse Muramatsu.

“Mas se o número de casos de gripe também cair no Japão neste ano, seremos capazes de dizer que os temores crescentes sobre a propagação do novo coronavírus contribuíram para a queda no número de pacientes com influenza”, acrescentou.

Outros conhecedores, entretanto, apontaram que uma tendência de influenza no Japão foi originalmente diferente em relação a anos anteriores, independente da epidemia do novo coronavírus.

No outono de 2019, a Copa Mundial de Rugby foi realizada no Japão. Como um grande número de pessoas do exterior se reuniu aqui, a influenza se espalhou no país um pouco antes do normal, disse um dos conhecedores.

“De qualquer forma, lavar as mãos e usar antissépticos à base álcool são maneira eficazes de reduzir a transmissão tanto da influenza como de novos vírus. Espero que muitas pessoas no Japão continuem tendo consciência disseminada de prevenção”, acrescentou ele.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Irmãos gêmeos presos por estupro da filha da namorada de um deles

Publicado em 21 de fevereiro de 2020, em Crime, Sociedade

Tanto um como outro teriam estuprado a filha da namorada de um deles, de 8 anos.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!