Três evacuados de Wuhan testam positivo para o novo coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde 3 dos indivíduos que retornaram de Wuhan testaram positivo para o vírus. Dois deles não apresentaram quaisquer sintomas da infecção.

Ambulância levando cidadãos japoneses que chegaram no avião fretado de Wuhan na quarta-feira, 29 de janeiro (NHK)

Três japoneses que retornaram de Wuhan a bordo de um avião fretado pelo governo testaram positivo para o novo coronavírus, disse o Ministério da Saúde na quinta-feira (30), enquanto mais evacuados japoneses da cidade chinesa chegam a Tóquio.

Publicidade

Os três, na faixa dos 40 a 50 anos, incluindo dois sem sintomas, estavam entre as 206 pessoas que foram trazidas de volta na quarta-feira (29) de Wuhan, cidade epicentro do surto de pneumonia causada pelo novo coronavírus, o 2019-nCoV.

Mais 210 japoneses foram trazidos de volta nesta quinta-feira em um segundo avião fretado pelo governo, com alguns apresentando sintomas como tosse, de acordo com o ministério.

No primeiro grupo de evacuados, apenas dois não concordaram em serem submetidos a testes. O grupo do segundo avião fretado deve passar pelo mesmo processo.

O governo está considerando enviar um terceiro avião para trazer de volta mais 200 japoneses que ainda têm a intenção de retornar da cidade chinesa.

Ele também está considerando o uso de instalações públicas, incluindo a Academia Nacional de Polícia, como acomodação temporária para os que retornaram.

Além das três pessoas as quais vieram no voo de quarta-feira que testaram positivo para o novo vírus, vários casos foram confirmados no Japão, em sua maioria entre turistas vindos de Wuhan.

O Japão está em alerta máximo para prevenir que o vírus se espalhe através de contato humano.

Um motorista de ônibus japonês e uma guia de turismo estrangeira sem histórico recente de viagem à China foram infectados com o vírus nesta semana, no que poderiam ser os primeiros casos de transmissão de pessoa para pessoa no Japão.

Na China continental, casos confirmados da infecção excederam os 7.700 e o número de mortos chegou a 170, incluindo 120 em Wuhan, o epicentro do surto, de acordo com um oficial da mídia.

Além da China e Japão, casos de infecção foram confirmados em 14 países que incluem Tailândia, Austrália, Singapura e Estados Unidos, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde – OMS na quarta-feira.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governo emite orientação sobre prevenção ao contágio pelo novo coronavírus

Publicado em 30 de janeiro de 2020, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

O Gabinete do Primeiro-Ministro publicou orientação sobre como se prevenir para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Imagem ilustrativa de uso de máscara (Piqsels)

A doença infecciosa causada pelo novo coronavírus foi confirmada não apenas na China, mas também no Japão e em outros países da Ásia, Estados Unidos, França e Austrália. 

Publicidade

Por isso o governo publicou orientações sobre a doença infecciosa e também como se prevenir. 

A atual avaliação de risco da OMS-Organização Mundial da Saúde indica transmissão de pessoa para pessoa, mas não constitui “situação de emergência de saúde pública internacional”.

Em primeiro lugar explica que “esta é uma doença infecciosa que se acredita ser causada por um novo tipo de coronavírus que não foi confirmado em humanos no passado”.

Como acontece o contágio

Em relação às formas de transmissão explica que “atualmente existem duas formas de contágio: infecção por gotículas ou por contato”.

Ilustrações de exemplos de contágio (governo)

O vírus é liberado com as gotículas através espirros, tosse e saliva da pessoa infectada. Assim, a outra pessoa se infecta com o vírus que entra pela boca ou nariz, explica o mecanismo.

A outra forma de contágio é através do toque. Se a pessoa infectada usar as mãos para proteger um espirro, por exemplo, e tocar na maçaneta, no segurador dos transportes públicos e em outros locais, e terceiros tocarem nesses objetos poderão ser contagiados. 

Como se prevenir

É importante controlar infecções normais, adotando etiqueta da tosse, incluindo lavar as mãos e o uso de máscara, sem se preocupar demais.

Lavar as mãos adequadamente sempre que chegar da rua, seja em casa ou no trabalho. Também, antes e depois de cozinhar, e antes de se servir das refeições.

Depois de retirar relógio e outros acessórios lavar bem as mãos, entre os dedos, sob as unhas e pulsos (governo)

Para lavar bem as mãos recomenda-se retirar o relógio de pulso, pulseiras e anéis. O ideal é lavar sob as unhas e os pulsos também.

Além disso, a recomendação é de dormir bem e se alimentar bem, com nutrientes, para o fortalecimento do sistema imunológico. 

Se o ar estiver seco a função protetora da mucosa da garganta diminui. Em ambiente seco use um umidificador para manter a umidade adequada, de 50% a 60%.

Máscara: usar ou não

As máscaras são altamente eficazes na prevenção de respingos causados ​​pela tosse, espirros e dispersão de patógenos, como vírus contidos nelas. Pessoas com sintomas como tosse e espirro devem sim usar máscaras ativamente.

Por outro lado, o uso da máscara como medida preventiva pode ser considerado de precaução em locais congestionados, com aglomerados de pessoas, como no transporte público e dentro de ambientes fechados. Mas, ao ar livre, mesmo com aglomerado de pessoas os benefícios de usar uma máscara não são muito visíveis.

A recomendação é de dar prioridade às medidas de prevenção de infecções, como afastar-se de pessoas com sintomas como tosse e febre, evitar lugares lotados e manter as mãos limpas.

Para não contagiar outras pessoas

Etiqueta quando está com tosse e espirro (governo)

No caso de ser a pessoa com tosse, espirros e apresenta sintomas de gripe ou influenza, deve seguir a etiqueta, usando máscara ou cobrindo a boca e nariz com um lenço de papel. Se o espirro for inevitável e repentino use as mangas da roupa para cobrir a boca. E procure se afastar das pessoas.

Na suspeita de infecção pelo novo coronavírus

Se retornou de Wuhan para o Japão e apresenta sintomas como febre e tosse procure um hospital e informe que esteve no local. 

No caso de não ter ido viajar mas está com sintomas suspeitos faça consulta médica o mais rápido possível, lembrando de usar máscara para se locomover.

Fonte: Gabinete do Primeiro-Ministro

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!