Terceiro voo da China trazendo japoneses chega a Tóquio

Segundo o governo, outras cerca de 300 pessoas que ainda estão em Wuhan indicaram o desejo de retornar ao Japão. Há planos de enviar um 4º voo à cidade chinesa na semana que vem.

Mais um voo, o terceiro, com cidadãos japoneses evacuados da cidade chinesa de Wuhan, epicentro do coronavírus, chegou a Tóquio na manhã desta sexta-feira, 31 de janeiro (NHK)

Um voo fretado transportando cidadãos japoneses evacuados do epicentro do surto do novo coronavírus chegou a Tóquio nesta sexta-feira (31).

Publicidade

O terceiro voo fretado do Japão decolou do Aeroporto de Haneda com destino a Wuhan na noite de terça-feira (30). Ele pousou em Tóquio por volta das 10h20 com 149 pessoas a bordo.

Oficiais do Ministério da Saúde dizem que equipes médicas examinariam os passageiros antes do desembarque. Eles então serão mandados a instituições médicas para serem submetidos a testes do vírus.

Um segundo voo fretado que retornou ao Japão na quinta-feira repatriou 210 pessoas. Dentre elas, 26 que apresentaram sintomas como febre foram hospitalizadas.

Oficiais do governo dizem que cerca de 300 pessoas que ainda estão em Wuhan indicaram o desejo de retornar ao Japão. Eles estão tomando providências junto ao governo chinês para enviar um quarto voo na próxima semana.

O Japão confirmou 14 casos de infecção pelo novo coronavírus no país. O governo está planejando adiantar para este sábado (1º) o início das regras de hospitalização compulsória de pessoas infectadas que seria a partir do dia 7.

Governo planeja arcar com os custos de viagem dos cidadãos evacuados

O Primeiro-Ministro Shinzo Abe anunciou nesta sexta-feira (31) que o governo tem a intenção de cobrir os custos aéreos de cidadãos japoneses que inicialmente deveriam pagar para serem evacuados da cidade chinesa de Wuhan na província de Hubei, devido à propagação do novo coronavírus.

Falando no Comitê do Orçamento na Casa dos Representantes, Abe disse: “Estamos considerando a ideia do governo arcar com os custos”.

Até agora o governo vinha planejando cobrar dos cidadãos japoneses evacuados um valor de 80 mil ienes, o qual o Secretário-Chefe do Gabinete Yoshihide Suga se referiu como “valor de classe econômica”.

Mas pedidos surgiram de membors dos partidos dominante e da oposição pedindo ao governo que repensasse os custos.

Fonte: NHK World, Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Avalanche na estação de esqui atinge 8 turistas franceses

Publicado em 31 de janeiro de 2020, em Acidentes

Um grupo de 8 franceses estava esquiando fora do percurso permitido quando foi atingido por uma avalanche. Um deles está inconsciente.

Polícia na estação de esqui (NHK)

Por volta das 15h25 de quinta-feira (30) ocorreu uma avalanche no Hoshino Resorts Tomamu, situado no vilarejo de Shimukappu (Hokkaido), o que atingiu 8 esquiadores franceses.

Publicidade

Do grupo, de ambos os sexos, um conseguiu descer para pedir socorro no escritório da estação de esqui, a qual informou a polícia, para ajuda no resgate.

Um foi deixado para trás

Outros 6 conseguiram descer por conta própria mas um deles, de 38 anos, foi deixado para trás. Segundo um dos turistas “conseguimos retirá-lo da neve, escavando, mas parece estar com parada cardiorrespiratória, então o deixamos lá”. 

A busca pelo esquiador foi retomada na primeira hora da manhã de sexta-feira (31). Os 7 integrantes do grupo, 2 mulheres e 5 homens, de 30 a 50 anos, não tiveram lesões.

Segundo a polícia o grupo esquiava fora da área permitida, embora tivesse placa em 2 idiomas avisando sobre o percurso. 

O local fica a cerca de 500 metros a sudoeste do cume do Monte Tomamu, de 1.239 metros, na área de esqui. A avalanche foi de cerca de 50 metros de comprimento por 3 a 4 de largura. 

O grupo saiu do hotel de Furano por volta das 8h30. Depois de curtir o esqui teria saído da pista.


Atualização às 17h30

Um dos turistas que foi atingido pela avalanche no resort em Hokkaido e que estava inconsciente teve a morte confirmada, informou a polícia na tarde de sexta-feira.

O homem foi identificado como Sylvain René Nicolas Lethier de 38 anos.

Todos do grupo eram da França e haviam chegado a Hokkaido em 25 de janeiro, de acordo com autoridades locais.

Fontes: Hokkaido Shimbun, NHK e Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!