Quatro pontos a saber sobre novo coronavírus e não entrar em pânico

O número de pessoas infectadas com o novo coronavírus aumenta diariamente. Isso é fato. Mas não é motivo para pânico se reside no Japão. Veja os pontos importantes.

Equipe médica em Wuhan, na China (ANN)

O novo tipo de coronavírus vem infectando cada vez mais pessoas, especialmente na China, em Wuhan (Hubei), onde começou. 

Publicidade

O povo japonês também está preocupado. Isso é mostrado pelos números de telefonemas que as instituições médicas recebem das pessoas querendo elucidar sobre esse novo vírus. 

Conhecer as doenças infecciosas é muito importante para abrandar o medo. A NHK preparou um material sobre o assunto e divulgou na quinta-feira (30). 

Embora a Organização Mundial da Saúde tenha declarado como uma emergência global, na quinta-feira, com a grave situação na China, não precisa entrar em pânico. Claro que há outros países com pacientes, como Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e outros, mas em muito menor escala. 

Então, serão esclarecidos 4 pontos, através das perguntas recorrentes, respondendo se são mito ou fato. 

1  – “Tem aumento de pessoas infectadas e mortes?”

O número de pacientes e pessoas infectadas está aumentando rapidamente, especialmente na China. São quase 10 mil infectados no mundo, sendo que 9.700 são na China. O número de mortes é grave, mas não é tanto quanto em 2002-2003 quando da SARS-síndrome respiratória aguda grave.

Segundo a OMS e outras fontes, muitos dos pacientes que morreram tinham uma condição preexistente que reduzia sua imunidade, como pressão alta, diabetes e doenças cardíacas e vasculares

Portanto, isso é fato, mas não alarmante para o Japão. 

2 – “A infecção é apenas por contato muito próximo?”

A infectividade é medida pela quantidade de pacientes que podem espalhar a infecção. No caso desse novo coronavírus, a OMS-Organização Mundial da Saúde informou que varia de 1,4 a 2,5. 

Basicamente, diz-se que o contágio é através de gotículas da tosse e dos espirros. Isso se dá quando o contato é próximo, por isso, é fato. 

3 – “O contágio pode ocorrer durante o período de incubação?”

Há relatos da China de que a infecção pode ocorrer durante o período de incubação, quando os sintomas não estão presentes. Portanto, é fato, e existe a preocupação de que ela possa “espalhar” sem perceber.

4 – “Não tem medicamento ou vacina?”

Mais um fato. Esse coronavírus é um novo tipo de vírus que nunca havia sido encontrado antes, por isso ainda não tem vacina. Tampouco medicamento específico. 

Vendo por outros ângulos

Olhando para os 4 pontos acima muitas pessoas devem se sentir preocupadas. No entanto há outros aspectos importantes a serem considerados.

1 – As infecções fora da China ainda são baixas?

Atualmente, o número de pessoas infectadas fora da China é de cerca de 100 em todo o mundo, uma ordem de magnitude muito inferior ao da China. 

Só para ter uma ideia, a influenza que prevalece todos os anos, especialmente no inverno, infecta mais de 2 milhões de pessoas no Japão em uma semana, no período de pico.

2 – A gravidade é de 20%?

Sim, fato. Segundo a OMS, apenas 20% das pessoas têm o quadro agravado após a infecção. A grande maioria das pessoas apresenta sintomas leves, são tratadas e ficam bem. Mesmo contagiadas, nem todas apresentam quadro de pneumonia. E há que se levar em conta a condição preexistente como outras doenças citadas acima, como hipertensão, diabetes e outras.

3 – Recuperação pode ser com tratamento? E o desenvolvimento da vacina?

Embora não exista medicamento específico o tratamento tem sido eficiente, como uso de soro e máscara de oxigênio. Os medicamentos são importantes, mas as pessoas se recuperam das doenças infecciosas com o poder de seu sistema imunológico. Por isso, a importância de cuidar dele.

Vacinas estão sendo pesquisadas e desenvolvidas. É uma questão de tempo para isso.

4 – Pode ser evitado com cuidados pessoais?

Sim, a prevenção é a forma mais adequada. Por isso, se ainda não leu a matéria detalhada sobre o assunto, toque aqui para ver

Sem pânico

Na situação atual, é inevitável ver ou ouvir informações desconfortáveis. Embora exista o imprevisto, como a possibilidade de o novo coronavírus sofrer mutações e aumentar a infecciosidade e a patogenicidade, é importante acompanhar as informações com precaução, ficando longe das fake news ou notícias sem fundamento. Assim, ao invés do medo que causa pânico terá um mais saudável, como a prudência

Caso queira saber mais pode ligar para o call center que o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar instalou: 03-3595-2285. O horário de atendimento é das 9h às 21h, em japonês. 

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Perto de 10 mil infectados pelo novo coronavírus supera SARS e impacta economia

Publicado em 31 de janeiro de 2020, em Ásia

A preocupação é de que já está chegando à casa dos 10 mil infectados no total e também sobre o impacto econômico.

Desinfecção sendo feita na rua em Wuhan (ANN)

A pneumonia causada por um novo tipo de coronavírus em Wuhan (Hubei), na China, matou mais 43 pessoas, até meio-dia de sexta-feira (31), no horário local, com aumento de 1.982 infectados, informaram as autoridades daquele país.

Publicidade

Portanto, o número de vítimas fatais subiu para 213 e o número de infectados até esse horário é de 9.692, somente na China. Na contagem mundial estima-se que ultrapasse 9,8 mil pessoas.

A síndrome respiratória aguda grave-SARS, pandêmica em 2002 a 2003, teve 8.096 pacientes no mundo, sendo 5.327 na China. Os números de sexta-feira mostram que os infectados pelo novo coronavírus já superou os do SARS. Nessa ocasião o número de mortes foi de 747 no geral, sendo 349 na China.

Impacto na economia

Sob o aspecto econômico, a Nomura International Hong Kong calcula que o crescimento do PIB-Produto Interno Bruto da China diminua significativamente de janeiro a março deste ano em comparação com o mês anterior. 

Quando a SARS se espalhou em 2003 a taxa de crescimento da China caiu dois pontos. Desta vez a previsão é de a queda seja ainda maior. 

Com a disseminação do novo coronavírus pelo mundo a interrupção da rede de suprimentos poderá atrasar no timing para recuperação, avalia. 

Nos Estados Unidos, o fornecimento de peças da China está estagnado, o que pode atrasar a recuperação da indústria de transformação, já um pouco mais lenta devido ao atrito comercial e à desaceleração econômica.

As montadoras de carros do Japão também irão amargar um atraso na entrega dos pedidos por causa da paralisação temporária. 

Fonte: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!