Primeira mulher entra para academia nacional de submarinos do Japão

A jovem japonesa de 26 anos foi admitida na academia nacional de submarino do Japão na quarta-feira (22).

As forças armadas do Japão como um todo estão tentando expandir o papel das mulheres em seus postos (JNN)

A primeira estudante do sexo feminino foi admitida na academia nacional de submarino do Japão na quarta-feira (22) após o fim de uma proibição no país sobre mulheres a bordo das embarcações para operarem submersas.

Publicidade

Risa Takenouchi de 26 anos entrou para a academia em Hiroshima junto com cerca de 30 homens, após a Força Marítima de Autodefesa do Japão ter derrubado restrições anteriores.

“Espero não colocar muita pressão em mim mesma como a primeira mulher”, disse ela aos repórteres.

“Ao invés disso, espero trabalhar com meus colegas de classe e treinar para me tornar um membro da tripulação de submarino”.

A marinha há muito tempo permitia que somente homens servissem em submarinos, citando a dificuldade de se adaptar a preocupações de privacidade de gênero.

Mas ela mudou as regras no fim de 2018, após avaliar que necessidade de privacidade de gênero específico pode ser atendida sem grande remodelamento submarino, disse um porta-voz da marinha.

“Isso é uma parte de nossos esforços para uso eficiente de recursos humanos”, enfatizou.

Risa Takenouchi de 26 anos (2ª da dir. p/ a esq. na primeira fileira) é a primeira mulher na academia nacional de submarino (JNN)

As forças de combate e defesa do Japão como um todo estão tentando expandir o papel das mulheres em seus postos enquanto as Forças de Autodefesa se esforçam para atrair talento jovem, com a mídia local dizendo que a marinha tinha dificuldade particular em atrair candidatos para servir em submarinos.

O primeiro-ministro Shinzo Abe defende há muito tempo a expansão do papel das mulheres no local de trabalho, mas o país continua em uma posição resistentemente inferior em rankings internacionais de gênero.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Críticas por causa do aviso de proibição da entrada de clientes chineses

Publicado em 23 de janeiro de 2020, em Sociedade

Alegando querer se defender do coronavírus o proprietário de uma casa de doces japoneses recusa a entrada de clientes chineses. Está sendo duramente criticado.

Cartaz na porta do estabelecimento comercial (Asahi)

Após o surto de pneumonia causada pelo novo coronavírus na China, uma loja de doces na cidade de Hakone (Kanagawa) colocou um aviso na porta proibindo a entrada de clientes chineses. Está sendo duramente criticada. 

Publicidade

A loja fica em uma área muito visitada pelos turistas estrangeiros, em Yumoto, onde há águas termais. No aviso está escrito em caracteres chineses “proibida a entrada dos chineses” porque “não queremos que o vírus se espalhe”. 

O jornal Asahi entrevistou o proprietário o qual explicou que usou um app de tradução para confeccionar o cartaz. Informou que o colocou por volta de 17 deste mês.

Abriu o jogo e disse “nossa loja foi devastada por clientes chineses mal-educados”. “Queremos nos defender do coronavírus”, explicou. Justificou dizendo “não queremos que entrem aqui”. 

O pequeno cartaz foi fotografado e caiu nas redes sociais. E também, a matéria do jornal Asahi repercutiu.

Enquanto um político japonês desaprovou o ato em comentário no Twitter, dizendo que outras medidas devem ser tomadas, pois essa atitude causa danos à reputação do país, um médico aprova a atitude.

As pessoas da sociedade criticam dizendo que isso é discriminatório, exagerou, entre outros desaprovando a atitude.

Fontes: Asahi e Twitter

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!