Mundo se prepara para impacto econômico do surto do vírus de Wuhan

A ‘picada’ já está sendo sentida no Japão em meio a uma enxurrada de cancelamentos de tours.

(Imagem ilustrativa/PM)

O surto de coronavírus que começou na cidade chinesa de Wuhan certamente causará um impacto na economia global agora que a China, a segunda maior economia do mundo, representa um papel ainda maior do que da última vez que ela foi o epicentro de um surto similar de uma nova doença ameaçadora.

Publicidade

Investidores estarão acompanhando com tensa antecipação enquanto os mercados abrem nesta segunda-feira (27).

Os governos do Japão e dos EUA estão prontos para evacuar seus cidadãos que vivem em Wuhan. Surtos de doenças altamente contagiosas levaram a restrições de movimento de pessoas, o que em troca desacelera os negócios globais.

O surto de 2003 da SARS (síndrome respiratória aguda grave) causou 18 bilhões de dólares em prejuízos, empurrando a taxa de crescimento econômico para baixo no leste e sudeste asiático em 0.6% ponto percentual, de acordo com uma estimativa do Banco de Desenvolvimento Asiático.

O custo econômico foi extremamente grande relativo à extensão para qual a SARS realmente se espalhou, de acordo com o banco.

O mais recente surto de coronavírus já está tendo um impacto no setor de turismo do Japão.

Um hotel em Toyako (Hokkaido), disse que quase todos de seus 200 quartos estavam reservados para o feriado de Ano Novo Lunar, que começou no último fim de semana.

Entretanto houve vários cancelamentos por hóspedes chineses nos últimos dias, e agora há cerca de 50 quartos vagos em alguns dias. Um representante do hotel disse que com Pequim proibindo tours em grupos, os cancelamentos provavelmente vão aumentar.

Um hotel perto do Monte Fuji na província de Yamanashi disse que quase 100 do que seriam hóspedes não chegarão porque cinco tours em grupos da China foram cancelados.

Uma operadora de tours sediada em Tóquio disse que a maioria das excursões para visitantes chineses ao Tokyo Disney Resort e Monte Fuji foram cancelados. A unidade All Nippon Airways da ANA Holdings está suspendendo todos os voos entre Wuhan e o Aeroporto de Narita até o sábado.

Uma desaceleração na economia chinesa afetaria os ganhos de companhias japonesas, e preocupações entre investidores resultariam em uma pressão decrescente nos preços das ações.

“Os riscos crescerão para tais ações assim como para varejistas que vêm sendo apoiadas pela demanda do turismo de entrada”, disse Yoshinori Shigemi da JP Morgan Asset Management.

Além disso, o iene deve se fortalecer enquanto investidores tomam ações para evitar riscos.

Visitantes da China contaram por cerca de 30% das 31.88 milhões de pessoas que vieram ao Japão no último ano. Eles foram uma força ainda maior em termos de consumo, gastando cerca de 1.77 trilhão de ienes ($16 bilhões), ou quase 40% do total.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Calor recorde em Okinawa e previsão de neve em Kanto-Koshin

Publicado em 27 de janeiro de 2020, em Sociedade

As condições climáticas do inverno deste ano estão instáveis. Em Okinawa calor recorde enquanto no arquipélago principal temperaturas caem.

Imagem ilustrativa da neve (PxHere)

Desde 1946, ano em que começaram as coletas de dados para estatísticas, não fazia tanto calor em Okinawa no mês de janeiro. No sábado (25) a temperatura chegou a 27,6ºC em Naha, enquanto no domingo (26) foi de 25ºC. 

Publicidade

Até 23 deste mês as ilhas de Okinawa tiveram aumento médio de 1,4ºC neste inverno. A partir de terça-feira (28), por influência da frente fria a temperatura cairá para abaixo da média anual, trazendo frio para as ilhas tropicais.  

Costa do Pacífico com vento e queda de temperatura

O encontro da área de baixa pressão com a frente fria em toda a costa banhada pelo Oceano Pacífico provocará fortes ventos na terça-feira. 

Além das rajadas de vento a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ alerta para a elevação das ondas e possibilidade de raios e tornados.

A temperatura poderá cair além da prevista, portanto, ao sair de casa agasalhe-se bem.

Flocos deverão acumular em Kanto-Koshin 

A previsão é de que a partir da tarde de segunda-feira (27) comece a nevar na região Kanto-Koshin, mais acentuadamente nas áreas montanhosas.

Com a temperatura em queda as planícies também ficarão brancas e chegarão a ter acúmulos no dia seguinte, terça-feira. 

A previsão é de acúmulo de 30 centímetros em Koshin, ou Yamanashi e Nagano. Já no norte de Kanto, de Hakone para Tama poderá acumular 20 centímetros. No sul de Tóquio deverá ser de 5 enquanto os 23 bairros ficarão levemente cobertos com 1 centímetro.

Fontes: Okinawa Times, Weather News e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!