Jornalista japonês entra com ação para pedir emissão do passaporte

O jornalista que foi libertado do grupo extremista da Síria no ano retrasado, ainda sem passaporte, entrou com uma ação alegando inconstitucionalidade.

Junpei Yasuda, jornalista japonês freelancer que cobre guerras (ANN)

Junpei Yasuda, 45 anos, japonês, jornalista freelancer, que foi libertado no ano retrasado após ser preso por um grupo extremista em maio de 2015, na Síria, continua sem passaporte japonês. Esse foi confiscado pelo grupo que o prendeu.

Publicidade

O motivo alegado pelo Ministério das Relações Exteriores, após seu pedido de emissão no ano passado, é que o governo da Turquia proibiu sua entrada naquele país, após sua libertação. 

Yasuda disse que a liberdade de circulação para países estrangeiros é garantida pela Constituição e, portanto, informou que entrou com uma ação para requerer a emissão desse documento de viagem.

“Não vi o documento dessa premissa da Turquia. É estranho que seja impossível ir a qualquer lugar do mundo não tendo permissão de entrar em apenas um país”, apontou.

Informou para a imprensa que tomou essa medida judicial em 9 deste mês.

Fontes: ANN e NHK 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Flores de cerejeira já encantam mas preocupam americanos

Publicado em 14 de janeiro de 2020, em Notícias do Mundo

Assim como no Japão na terra do Tio Sam o inverno está estranhamente quente. Por isso, os norte-americanos e turistas já podem se encantar com sakura florida.

Sakura em Nova Iorque (ANN)

O Japão está passando por uma crise de neve, com temperaturas elevadas no inverno, um fenômeno incomum.

Publicidade

Nova Iorque, está com o mesmo problema. Quase 11 mil quilômetros de distância de Tóquio, nos Estados Unidos, deveria estar coberta de neve e com baixas temperaturas pois lá também é pico do inverno. 

No entanto, em 45 anos é a primeira vez que ocorre um calor incomum, o que surpreende a população. No final da semana passada a população de Nova Iorque teve calor de mais de 20ºC, o que não acontecia desde 1975. 

Com pouquíssima neve e com temperaturas mais altas as árvores de cerejeiras devem ter pensado que já é primavera. Um dos parques mais famosos do mundo, o Central Park, já está com as cerejeiras floridas, dando um tom rosa ao local. 

Ao mesmo tempo em que elas encantam os residentes e turistas, preocupam porque essa onda de calor no inverno é incomum.

Fonte: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!