Japão classifica coronavírus de Wuhan como ‘doença infecciosa designada’

A classificação, que também foi usada durante o surto de SARS, permite hospitalização compulsória.

(Imagem ilustrativa)

Na terça-feira (28) o Japão classificou a pneumonia causada pelo novo coronavírus que se originou na cidade de Wuhan, na China, como “doença infecciosa designada” permitindo legalmente a hospitalização compulsória.

Publicidade

A designação aprovada pelo Gabinete também restringirá pacientes infectados de sair para o trabalho e exigirá desinfecção de locais onde o vírus foi detectado.

O governo usará fundos públicos para pagar pelo tratamento médico daqueles sujeitos à hospitalização forçada. Cerca de 400 instituições médicas específicas em todo o Japão poderão oferecer o tratamento.

Essa é a quinta vez que o Japão invocou a designação, e a primeira desde a propagação da MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio) em 2014.

Outras medidas de emergência permitidas legalmente incluem exigir que médicos relatem quaisquer pacientes que testaram positivo para o coronavírus.

Tais medidas são as mesmas tomadas no passado para outras doenças infecciosas designadas pelo governo como Classe II, como a MERS e a SARS (síndrome respiratória aguda grave).

Sob a lei, doenças infecciosas são dividas em cinco classes dependendo de sua gravidade.

O governo também está organizando voos fretados para cidadãos japoneses que desejam retornar de Wuhan, uma cidade de 11 milhões que foi praticamente colocada em isolamento desde a semana passada.

O Japão planeja enviar um voo fretado na noite desta terça-feira para esses cidadãos, disse um oficial do governo.

O número de mortos por causa do novo vírus causador do surto de pneumonia na China subiu para 106, divulgou a mídia chinesa nesta terça-feira, com mais de 4 mil infectados.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Surto de influenza em Toyohashi fecha classes de 11 escolas

Publicado em 28 de janeiro de 2020, em Sociedade

Escolas do primário e ginásio decidiram fechar as portas de classes temporariamente por causa do surto de influenza.

Alta temperatura (TorangeBiz)

Com elevado número de pacientes com influenza, chegando a 116 na segunda-feira (27) uma parte das escolas da cidade de Toyohashi decidiu fechar temporariamente as portas das classes com surto. 

Publicidade

As salas de aula fechadas a partir de terça-feira (28), por pelo menos 3 dias, são de 11 instituições de ensino, desde a pré-escola até o ginásio. Entre elas estão a Escola Primária Nakano e a Escola Ginasial Nanbu.

Na escola primária de Nakano, 57 dos 125 alunos queixaram-se de más condições físicas, como febre e dor de garganta, nas terceira, quarta e sexta séries, na segunda-feira. E 42 deles tiveram que se ausentar das aulas.

O governo da província de Aichi recomenda medidas preventivas contra a epidemia de influenza, pois está em nível de alerta. Lavar bem as mãos sempre, fazer gargarejo e usar máscara podem ajudar na prevenção. 

Fonte: Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!