25 anos depois do Grande Terremoto de Hanshin-Awaji

Antes do amanhecer familiares das vítimas se reuniram em oração pelo grande terremoto que destruiu Kobe e imediações.

Em oração pelas vítimas fatais (NHK)

Às 5h46 de sexta-feira (17) centenas de pessoas – enlutadas e vítimas – uniram as mãos em oração no mesmo horário em que o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji destruiu Kobe (Hyogo) e arredores.

Publicidade

No parque de diversões oriental de Sannomiya, Kobe, onde o memorial é realizado, as luzes de velas em lanternas de bambu foram usadas para modelar Kizamu 1.17, traduzida como gravar 17 de janeiro

Depois da oração, com memórias doloridas, as pessoas cantaram em coro a música Amazing Grace relembrando as vítimas e a reconstrução de suas vidas e da cidade. 

Kizamu 1.17 em velas com lanternas de bambu, às 5h46 (Kobe Shimbun)

Brasileiros entre os mais de 6 mil mortos

Com epicentro em Awaji (Hyogo) o tremor devastador de magnitude 6,9 e 7,3 na escala Richter durou 20 segundos. Era uma manhã fria quando milhares de residentes de Kobe foram surpreendidos com o forte abalo. 

Foram tiradas 6.434 vidas, entre elas 7 brasileiros. Três pessoas continuam desaparecidas e 43.792 pessoas ficaram feridas. 

O número de edificações destruídas foi de 250 mil e 390 mil parcialmente danificadas. Os danos econômicos foram de 9,6 trilhões de ienes.

Assista ao vídeo produzido pelo Asahi Shimbun, com fotos desse terremoto que destruiu Kobe.

Fontes: Kobe Shimbun e NHK 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aviões militares do Japão chegam à Austrália para ajudar no combate aos incêndios florestais

Publicado em 17 de janeiro de 2020, em Notícias do Mundo

A força japonesa de defesa se junta a um grande contingente internacional que está auxiliando a Austrália no combate aos incêndios.

O comodoro da RAAF Carl Newman e o coronel da ASDF Masahi Ota apertam as mãos em frente a uma das aeronaves japonesas (NHK World)

Duas aeronaves da Força Aérea de Autodefesa do Japão – ASDF chegaram a uma base aérea nos arredores de Sydney na quinta-feira (16) para auxiliar nos esforços australianos em combater incêndios florestais sem precedentes e fatais em todo o país.

Publicidade

O coronel da ASDF Masahi Ota que está liderando a missão, disse aos repórteres na chegada que ele está satisfeito em poder retribuir o suporte militar que a Austrália ofereceu ao Japão após o terremoto e tsunami de março de 2011 que devastou o nordeste do arquipélago.

“A força aérea australiana enviou muitas aeronaves militares para ajudar na recuperação do Japão e isso foi uma grande ajuda para nós”, disse o coronel. “Nunca esqueceremos o que a Austrália fez naquela época”.

Os dois aviões de transporte C-130, levando 70 membros da ASDF, chegaram à base da Real Força Aérea Australiana- RAAF de Richmond, a cerca de 60Km a noroeste de Sydney, para se juntarem a oito membros da ASDF já na Austrália.

Enquanto detalhes específicos de como e onde o pessoal da ASDF auxiliará nos esforços militares australianos ainda estejam sendo decididos, eles devem ser enviados aos estados de Novas Gales do Sul, Victoria e Sul da Austrália conforme necessário.

O comodoro da RAAF Carl Newman disse que enquanto o pessoal da Real Força auxilie regularmente em alívio de desastres no exterior, é “muito raro” receber suporte de parceiros internacionais.

“Os adicionais C-130 que os japoneses estão trazendo serão vitais para nos ajudar. É uma reflexão verdadeira de amigos ajudando um ao outro em crise”, disse ele.

Nacionalmente, 28 pessoas morreram em decorrência dos incêndios florestais, os quais vêm queimando em todo o sudeste da Austrália desde setembro. Estima-se que bem mais de 10 hectares de terra foram arrasados e mais de 1 bilhão de animais morreram.

A força japonesa de defesa se junta a um grande contingente internacional que está auxiliando a Austrália no combate aos incêndios incluindo forças militares da Nova Zelândia, Singapura e Papua-Nova Guiné.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!