Túlio se aposenta como futebolista profissional

O futebolista Marcus Túlio Tanaka se despediu dos 22 anos de carreira no Japão, no domingo. Mostrou lágrimas na cerimônia.

Túlio é homenageado pelos amigos do tempo de seleção japonesa de futebol (Nikkan Sports)

Defendendo o Kyoto Sanga como zagueiro, o futebolista de dupla nacionalidade Marcus Túlio Tanaka, ou simplesmente Túlio, 38 anos, se despede da carreira no Japão. 

Publicidade

Em uma coletiva de imprensa realizada em Tóquio, no domingo (1.º), o jogador que defendeu o país na Copa do Mundo de 2010, contou dos 22 anos no país de seus ancestrais. 

Em 1998 veio do Brasil para essa finalidade e estreou como profissional em 2001, em Hiroshima. Dois anos depois obteve a cidadania japonesa adotando o nome escrito em katakana e kanji 田中マルクス闘莉王. Explicou que nessa ocasião foi porque decidiu retribuir ao Japão a acolhida. Lutou nos gramados sempre com o espírito de japonês, que tanto ouviu de seus avós, imigrantes no Brasil.

Deixou marcas nos clubes onde atuou, tanto na J1, vestindo as camisas do Urawa Red Diamonds e Nagoya Grampus, quanto na J2. Foram 19 anos de futebol profissional, do qual se aposenta. 

Os ex-jogadores profissionais japoneses, do tempo de seleção, Seigo Narazaki, que atuava como goleiro, e Yuji Nakazawa, também zagueiro como Túlio, apareceram de surpresa na coletiva de imprensa para lhe entregar buquês de flores. 

Túlio não pôde esconder as lágrimas nessa hora, pela segunda vez, pois ao falar sobre seus familiares teve que secar seus olhos. 

Em tom de brincadeira disse para todos que irão se “surpreender ao me ver engordar, com 10Kg a mais no Brasil, depois de comer bastante carne e tomar muita cerveja”. 

Fontes: NHK, Sanspo, Nikkan Sports e The Answer 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Izumo Taisha, um dos santuários mais importantes do Japão

Publicado em 2 de dezembro de 2019, em Turismo em Shimane

Não há registros de exatamente quando o Izumo Taisha foi construído, mas ele é geralmente considerado o santuário mais antigo do Japão.

Publicidade

O Izumo Taisha fica na província de Shimane e é um dos santuários mais importantes do Japão.

Não há registros de exatamente quando o Izumo Taisha foi construído, mas ele é geralmente considerado o santuário mais antigo do Japão, já estando em existência no início dos anos 700 como revelado pelas crônicas mais antigas da nação.

Izumo era dominada por um poderoso clã nas épocas pré-históricas, e a região representa um papel central na mitologia de criação do Japão.

A principal divindade (kami) consagrada no Izumo Taisha é Okuninushi no Okami. De acordo com os mitos de criação, Okuninushi foi o criador da terra do Japão e o governante de Izumo. Ele também se tornou conhecido como divindade das boas relações e casamento.

Consequentemente os visitantes batem palmas quatro vezes ao invés das usuais duas vezes durante suas orações: duas para eles mesmos e duas para seu (a) atual ou desejado (a) parceiro (a).

A estátua de Okuninushi à direita

Todos os anos, do 10º ao 17º dia do 10º mês lunar (que normalmente cai em novembro), oito milhões de divindades xintoístas de todo o arquipélago se reúnem em Izumo Taisha para uma reunião.

Essa é a razão pela qual o 10º mês lunar é conhecido como Kamiarizuki (mês com divindades) em Izumo, e Kannazuki (mês sem divindades) em qualquer outra parte no Japão. Como tradição, o Festival Kamiari é realizado no santuário durante esse período.

A principal aproximação ao santuário começa no portal (torii) gigante e em uma rua comercial com várias lojas e restaurantes.

A aproximação começa pelo torii bem lá ao fundo

No fim da rua fica uma enorme portal de madeira, o qual marca a entrada aos reais terrenos do santuário.

O grande torii de madeira

Continuando ao norte, a aproximação leva unicamente a uma descida a algumas dezenas de metros, em direção ao Matsu no Sando onde a trilha se divide em três faixas com duas fileiras de pinheiros.

A descida que leva até o Matsuo no Sando

Os visitantes evitam de pegar a faixa central, já que dizem ser o caminho reservado para as divindades.

Matsuo no Sando

Passando os pinheiros, finalmente está um portal de bronze, a entrada para o principal recinto do santuário.

Imediatamente após entrar, os visitantes vão se deparar com uma bela estrutura de madeira com uma corda de palha sagrada (shimenawa) pendurada na metade de seu comprimento.

Esse é o Salão de Veneração (Haiden). A shimenawa indica a presença de uma divindade e separa o espaço divino do reino mortal. Shimenawas grandes são uma característica da região de Izumo, encontradas também em outros santuários na área.

O Haiden

Atrás do salão de veneração fica o Salão Central (Honden) com 24 metros de altura, o que o torna o santuário mais alto no Japão. A título de curiosidade, ele era até consideravelmente maior no passado, acomodado em grandes pilares.

O Honden

A atual estrutura foi construída em 1744 em um estilo arquitetônico puramente japonês chamado Taisha-zukuri, o qual pré-data a chegada do Budismo ao Japão e as influências não nativas que ele teve na arquitetura do santuário.

O salão principal junto com alguns santuários menores são rodeados por dois conjuntos de cercas as quais demarcam santuários internos que não são acessíveis ao visitantes em geral.

É possível, entretanto, caminhar em volta da cerca externa e ver vários outros santuários que ficam em volta deles. Dentre eles estão duas estruturas de madeira longas em ambos os lados do santuário principal, chamadas de Jukusha, as quais servem como acomodações para as oito milhões de divindades quando elas de juntam no santuário para sua reunião anual.

Até 1744, o Izumo Taisha costumava ser reconstruído periodicamente como os Santuários de Ise. Desde então, a tradição foi mantida somente parcialmente com grandes renovações ao invés de reconstruções realizadas uma vez a cada cerca de 60 anos.

O Kaguraden

A mais recente renovação do tipo começou em 2008 e foi completada predominantemente na primavera de 2013 quando o andaime de construção em torno do salão principal foi removido e a divindade movida de volta para a construção.

No canto sudeste do santuário principal fica um salão dos tesouros o qual exibe pinturas, documentos e contêineres decorados luxuosamente, assim como um modelo e impressões de artistas de como Izumo Taisha pode ter parecido no passado quando ficava sobre pilares altos.

No leste do santuário fica o Museu de Shimane da Antiga Izumo onde os visitantes podem aprender ainda mais sobre o santuário e a região de Izumo.

Acesso de transporte público:

A partir da estação de Izumoshi:

O Izumo Taisha fica a vários quilômetros ao norte da estação de Izumoshi. Eles são conectados por ônibus diretos e pela Ichibata Railway.

Ônibus partem da parada número 1 em frente à estação Izumoshi a cada 30 minutos mais ou menos. A viagem só de ida até ao santuário leva cerca de 25 minutos e custa 520 ienes.

Pela Ichibata Railways, você pode chegar ao santuário em cerca de 20 minutos e a viagem só de ida custa 490 ienes. Uma baldeação é necessária na estação de Kawato ao longo do caminho. O santuário fica a uma distância de 5 minutos a pé da estação final, a Izumo Taisha-mae.

Izumo Taisha (出雲大社)

  • Sempre aberto
  • Entrada gratuita
  • Há estacionamento, mas atenção porque como o local é bem frequentado pode estar sem vagas
  • Site para informações: izumooyashiro
  • Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização

Salão do Tesouro (Treasure Hall)

  • Funciona das 8h30 às 16h30
  • Não há dias de folga
  • A entrada custa 300 ienes

Veja mais imagens na galeria a seguir:

Clique na imagem para expandir

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!