Temor de grande terremoto de magnitude 9,7 em Okinawa

Publicado em 16 de dezembro de 2019, em Sociedade

As ilhas tropicais do Japão correm o risco de um grande terremoto, maior do que o temido Nankai Trough.

Neste Artigo:
&nbspTemor de grande terremoto de magnitude 9,7 em Okinawa
Praia de Kabira, em Ishigaki (PM)

O jornal local Okinawa Times publicou na segunda-feira (16) uma notícia que contraria o que se pensa a respeito do terremoto nas ilhas ao sul do Japão. 

Publicidade

Segundo a matéria foi realizado o 13.º Simpósio sobre Prevenção de Desastres e Meio Ambiente na Universidade Ryukyu, em Nishihara (Okinawa),  em 12 deste mês.

Na reunião dos especialistas sobre terremoto, prevenção de desastres e engenharia civil ambiental um tema chamou à atenção. 

O diretor do centro de pesquisa da universidade, Ömer Aydan, quando da apresentação do painel sobre problemas no solo e contramedidas nas ilhas Ryukyu apontou sobre a possibilidade de um grande terremoto em Okinawa.

&nbspTemor de grande terremoto de magnitude 9,7 em Okinawa
Engenheiro, pesquisador e diretor do centro de pesquisa da Universidade Ryukyu (Okinawa Times)

Segundo ele, se incluir o Nankai Trough, poderá ocorrer um terremoto na classe de magnitude 9. Ressaltou que os cálculos realizados nas rochas do tsunami das ilhas de Shimoji (ilha de Miyako, onde tem aeroporto), Miyako e Ishigaki, indicam a possibilidade de um extremamente forte de magnitude máxima de 9,7. 

O diretor Aydan disse ainda que as cavernas e os acidentes geográficos de calcário podem se afundar com o terremoto. Isso incluiria Futenma, por exemplo. O local tem o Futenma MCAS-Marine Corps Air Station, uma base do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos localizada em Ginowan, na região central de Okinawa.

Esclareceu que as medidas de prevenção precisam ser tomadas.

Descoberta do ano passado

Pesquisadores das Universidades de Nagoia e de Ryukyu informaram em setembro do ano passado que descobriram uma espécie de “área fixa” na Trincheira de Ryukyu, onde as placas tectônicas do mar e do continente acumulam tensão. 

Nessa ocasião foi mostrado que os resultados indicam que mesmo a Trincheira de Ryukyu pode estar sujeita a grandes terremotos, de magnitude do Grande Terremoto do Leste do Japão e do temido Nankai Trough.

Essa área fixa encontrada quase se sobrepõe à outra do fundo do mar que parece ter mudado na época do tsunami de Okinawa, em 1791. Foi um tsunami que ficou registrado na história Ryukyu pois chegou a 11 metros de altura. 

A sede do governo para pesquisa dos terremotos avaliou que é difícil de ocorrer um de grande magnitude nas ilhas de Okinawa. Mas esse resultado derrubou esse paradigma, apontando que mesmo nessas ilhas tropicais poderão ocorrer sim, tanto terremoto de grande magnitude quanto tsunami no intervalo de centena de anos.

Fontes: Okinawa Times e Asahi 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!