Satélite japonês estabelece recorde de baixa altitude

Recorde oficial para a mais baixa altitude atingida por um satélite de observação da Terra.

O Tsubame entrou para o Livro dos Recordes (JAXA)

O Guinness Book of World Records (Livro dos Recordes) premiou a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa – JAXA com o recorde oficial para a mais baixa altitude atingida por um satélite de observação da Terra.

Publicidade

Durante sua missão de 23 de dezembro de 2017 a 1º de outubro de 2019, o Super Low Altitude Test Satellite (SLATS) “Tsubame” alcançou uma altitude convenientemente superbaixa de 167.4Km.

Satélites de observação da Terra são plataformas excelentes para saber mais sobre nosso planeta, mas o que os torna tão eficazes é também uma de suas maiores desvantagens.

Visto que eles ficam em órbita baixa da Terra a até 2.000Km, eles podem observar áreas amplas da superfície da Terra. Infelizmente, estando a tal altitude significa que a resolução das imagens que pode ser capturada é limitada.

A missão do Tsubame foi designada para testar a viabilidade de colocar satélites em altitudes superbaixas entre 200 a 300Km, onde eles podem capturar imagens em alta resolução.

O problema é que a atmosfera altamente tênue naquela altitude produz milhares de vezes mais arrastamento atmosférico do que em altitudes mais altas e o oxigênio atômico presente pode fazer com que a espaçonave se deteriore rapidamente.

O Tsubame (JAXA)

Para superar isso, o Tsubame foi feito com materiais resistentes a oxigênio e equipado com um motor a íon e propulsores a gás para ajudá-lo a manter órbita e posicionamento preciso para que ele possa capturar imagens de superfície e medir concentrações de oxigênio.

Durante sua missão, o Tsubame começou a uma altitude de 271.5Km antes de rebaixar para o recorde de 167.4Km, a qual ele manteve por 7 dias. Ele conseguiu tanto suportar a exposição à atmosfera quanto capturar as imagens de teste desejadas.

Fonte: Atlas

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Promoções de fim de ano na Zara e Shimamura

Publicado em 27 de dezembro de 2019, em Tome Nota

Além das sacolas visíveis bem em conta na Shimamura ainda tem promoção relâmpago. Na Zara compre casacos e parkas com bons descontos!

Fachadas da Shimamura e Zara (Photozou e Wikipedia)

A rede varejista Shimamura está oferecendo as Happy Bags até o final do estoque (toque aqui se ainda não leu), mas também está com uma promoção relâmpago. 

Publicidade

Até domingo (29) há várias peças – calças, tênis, meias, luvas e outras – com desconto de 30% no caixa. É uma boa oportunidade para renovar as gavetas pois 3 pares de meias, tanto masculinas quanto femininas, saem por ¥491. Tem tênis por ¥840, tentação para colocar na cesta de compras.

Zara

A marca espanhola Zara está anunciando liquidação, tanto na loja online quanto nas físicas. 

Se ainda precisa comprar casacos e parkas para esta estação ou quer reservar para a próxima é uma boa oportunidade. Também tem vestidos, conjuntos e outras peças fashionistas para o closet com descontos que chegam a 50%. 

Para quem coleciona calçados, bolsas e acessórios, é um bom momento para agregar novas peças. 

A liquidação é para elas, eles e kids. A Zara não informou até quando, portanto, aproveite!

Fontes: divulgação da Zara e Shimamura

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!