Ministério da saúde faz alerta sobre influenza com a chegada do feriado

O ministério disse que a propagação da influenza atingiu níveis próximos à pandemia e pede às pessoas que exerçam precaução com a chegada do feriado.

Oficiais do ministério da saúde estão pedindo precaução durante o feriado (ilustrativa/PM)

Em 20 de dezembro o ministério da saúde alertou que a propagação da influenza em toda a nação havia atingido níveis próximos à pandemia e pediu às pessoas que exerçam precaução com a chegada do feriado de fim e início de ano.

Publicidade

O ministério divulga números semanais da quantidade média de pacientes em cerca de 5 mil instituições médicas no Japão diagnosticados com influenza.

Para a semana de 9 a 15 de dezembro, o número de pacientes com influenza foi de 15.62 pessoas, excedendo pela primeira vez a referência de 10 usada para emitir um alerta.

O número mais recente foi um aumento de aproximadamente 1.6 vez ante à semana anterior, quando 9.52 pessoas foram diagnosticadas com influenza.

O número total de pacientes com influenza foi estimado em cerca de 535 mil. Oficiais do ministério da saúde disseram que cerca de 300 mil tinham menos de 15 anos de idade.

Yamaguchi registrou o maior número de pacientes com influenza, 31.94, o que significa que a província já excedeu o “nível de alerta” de 30 pessoas com influenza.

Hokkaido também teve um número alto de pacientes com influenza (29.76), seguida por Miyagi (26.69), Aomori (24.14), Tóquio (16.84), Aichi (16.53), Fukuoka (15.83) e Hyogo (10.09).

O nível de alerta havia excedido em 33 das 47 províncias do Japão, mais do dobro do número de províncias da semana anterior.

Ao longo das últimas cinco semanas, 95 por cento dos vírus encontrado era o mesmo do novo tipo descoberto na pandemia de 2009.

Em comparação aos últimos anos, 2019 vem sendo marcado por casos antecipados de influenza.

Enquanto o pico de pandemia de influenza normalmente ocorre no fim de janeiro, oficiais do ministério disseram que havia uma forte possibilidade de que poderia aumentar neste ano.

Oficiais estão pedindo precaução durante o feriado de fim e início de ano quando muitas pessoas viajam a suas cidades natais para visitar familiares. A recomendação do ministério é lavar as mãos com frequências e usar máscara.

Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Informação sobre atividade física em rótulos de alimentos poderia ajudar a combater a obesidade

Publicado em 23 de dezembro de 2019, em Notícias do Mundo

Uma pequena barra de chocolate, por exemplo, exibiria um rótulo informando aos consumidores que seriam necessários 46 minutos de caminhada para queimar as 230 calorias que ela contém.

Exibir no rótulo o quanto de atividade física é necessária para queimar a caloria contida nele poderia ajudar a combater a obesidade, dizem pesquisadores (ilustrativa/PM)

Rótulos de alimentos detalhando o quanto de exercício físico é necessário para queimar a caloria contida em um produto poderia ajudar a combater a obesidade, de acordo com pesquisadores do Reino Unido.

Publicidade

O Equivalente de Calorias em Atividade Física (PACE) poderia ser reforçado em rótulos que identificam somente conteúdo de calorias e nutrientes, de acordo com uma nova revisão científica.

Sob o sistema proposto, uma pequena barra de chocolate exibiria um rótulo informando aos consumidores que seria necessário 23 minutos de corrida ou 46 minutos de caminhada para queimar as 230 calorias que ela contém.

A aplicação em grande escala dos rótulos PACE poderia, em média, reduzir o consumo de caloria em até 200 por pessoa por dia, de acordo com pesquisadores, cujo trabalho está publicado no Journal of Epidemiology and Community Health.

Entretanto, preocupações foram levantadas sobre o potencial impacto que tal rotulagem pode exercer sobre pessoas que sofrem com transtornos alimentares.

Amanda Daley, pesquisadora líder da Universidade de Loughborough na Inglaterra, disse que os rótulos PACE apresentariam informações de uma maneira mais acessível aos consumidores do que os existentes rótulos com conteúdo calórico e nutricional.

Ela disse ao CNN que o atual sistema de rotulagem “não fez uma grande diferença à obesidade no Reino Unido”.

A equipe observou dados de 14 estudos que examinaram a eficácia da rotulagem PACE em reduzir o consumo de calorias.

Eles descobriram que a rotulagem PACE é mais eficaz do que a não rotulagem, mas não foi mais eficaz do que a rotulagem exibindo somente calorias.

Daley disse ao CNN que a meta é acrescentar a PACE aos rótulos existentes, ao invés de substituí-los, a fim de fornecer ao público mais informação.

Pesquisadores advertem que o número de estudos incluídos na revisão foi pequeno, e a maioria ocorreu em ambientes controlados ao invés de cenários do mundo real, mas ainda conclui que vale a pena tentar a rotulagem PACE.

Uma redução de cerca de 100 calorias por dia, combinada com um aumento sustentado em atividade física, poderia reduzir as taxas de obesidade, de acordo com Daley.

Ela chamou a PACE de uma estratégia “realmente simples e direta”, e sugeriu que ela poderia ser usada nas embalagens de alimentos e bebidas, rótulos de produtos em supermercados e menus de restaurantes.

Preocupações com transtornos alimentares

Entretanto, Nichola Ludlam-Raine, nutricionista registrada e porta-voz para a Associação Dietética Britânica, assinalou algumas questões em relação aos rótulos PACE.

Ela disse que o PACE “poderia ser extremamente problemático” para aquelas pessoas com transtornos alimentares, já que ele sugere que a comida precisa ser “recebida e queimada”.

O PACE também promove a ideia de que as calorias, ao contrário dos nutrientes, são a principal consideração quando se fala em comida, enfatizou.

Daley reconheceu a preocupação, mas disse que não havia evidência de que os rótulos PACE poderiam causar transtornos alimentares, enfatizando: “Estamos interessados na população como um todo”.

A Sociedade Real para Saúde Pública (RSPH), uma organização de profissionais de cuidados da saúde no Reino Unido, também defende os rótulos.

Duncan Stephenson, diretor executivo na RSPH, que saudou a pesquisa, disse que “pequenas mudanças” como a rotulagem PACE podem “fazer uma grande diferença geral ao consumo de calorias, e finalmente ganho de peso”.

Outros estudos também sugeriram que a redução de calorias poderia trazer benefícios à saúde.

A redução de 300 calorias levou a níveis mais baixos de pressão arterial e colesterol ruim (LDL), assim como uma queda de 24% em concentrações de triglicérides, um tipo de gordura no sangue, para participantes em um estudo publicado em julho.

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!